Saiu no site R7
Veja publicação original: “500 mulheres para calar 1 homem”, diz Bruna Lombardi sobre médium
.
Atriz, que esteve em Abadiânia em julho deste ano, fez um post comentando o caso de João de Deus, acusado de abuso sexual
.
Por Deborah Bresser
.
A atriz e escritora Bruna Lombardi usou seu Instagram, nesta sexta-feira (21), para comentar as acusações de abuso sexual contra o João de Deus, que está preso preventivamente. No post, Bruna relata a visita que fez ao centro do médium Abadiânia e se disse em choque com as notícias.
.
— Visitei Abadiânia pela primeira vez e fui conhecer o medium João de Deus em julho desse ano. Fui com minha família e passamos dois dias. Fomos apenas por curiosidade, ninguém precisava de cura e nem buscava apoio espiritual. E todos, inclusive ele, foram extraordinariamente gentis conosco.
.
Bruna Lombardi também comentou sobre a quantidade de mulheres que acusam o médium, e sobre a dificuldade que as vítimas enfrentam, levando muitas a desistirem por medo da impunidade do agressor.
.
— Alguns meses depois o choque. As notícias, os relatos, as histórias de todas essas mulheres que tiveram a coragem, depois de tanta dor, de denunciar o abuso. E dói pensar que foi preciso quinhentas mulmulheres pra calar a voz de um homem. Dói pensar num sistema conivente que fragiliza a tal ponto a posição da mulher, que ela se recolhe, com dor e vergonha, sabendo que não tem a força suficiente para ser ouvida. Dói pensar que a vítima desiste sabendo que tudo é impune. Quantas vidas massacradas ainda vão se calar diante de uma sociedade que absolve feminicídios? Que admite e compactua com a violência doméstica? Que nem registra abusos entre marido e mulher?
.
A atriz também fez uma análise de 2018, dizendo que foi um ano transformador, no qual acenderam-se os porões e a brutalidade da natureza humana deixou marcas e perdas irreparáveis. “Todos perdemos um pouco”, avaliou.
.
— Fé, confiança, esperança. Perdemos pessoas que lutavam, perdemos heróis anônimos… E diante de todo esse cataclisma, de todo esse movimento do magma, ficamos perplexos e mais sofridos. Vozes de razão, vozes de ódio, vozes de medo, vozes de separação. Um mundo polarizado. Uma velha frase do Bernard Shaw dizia que o bom senso existe, mas se esconde com medo do senso comum. Mas da mistura de tudo isso nasce uma nova flor. Uma nova liberdade. Uma nova força.
.
Ela termina seu post com palavras de otimismo e incentivo para todas as mulheres.
.
— Não somos mais as bruxas caçadas e queimadas, somos fruto da mistura de tudo isso, que resulta numa nova resistência. Agora somos imbatíveis. Sabemos que podemos. Podemos contar umas com as outras, podemos ser o que somos e alcançar o que queremos. Estamos juntas, somos solidárias, ninguém tá sozinha. A gente consegue sim transformar a situação. A voz de uma é a voz de todas.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.