Saiu no site HOJE EM DIA
Veja publicação original: Campanha contra assédio chega na Praça da Liberdade nesta quinta-feira
.
Por Rosiane Cunha
.
Em mais uma ação do Grupo Contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Público, agentes femininas da Guarda Municipal de Belo Horizonte vão distribuir apitos e folhetos educativos na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital, a partir das 18h desta quinta-feira (19).
.
O grupo foi criado em outubro deste ano para incentivar as denúncias de casos de importunação sexual e, desde então, já foram distribuídos quase dois mil apitos e mais de quatro mil cartilhas nas estações de ônibus e nas plataformas de embarque do metrô.
.
.
Prisões
.
Desde o início da campanha, em outubro deste ano, a Guarda Municipal já efetuou a prisão em flagrante de quatro acusados de importunação sexual. O botão de assédio, que passou a funcionar na primeira semana de novembro em todos os ônibus que circulam em BH, contribuiu com duas das quatro prisões.
.
Os equipamentos foram instalados pelo Consórcio Operacional de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil) e, após o botão ser acionado pelo motorista, a empresa consulta o GPS para saber a localização exata do veículo.
.
Em seguida, a informação é repassada ao Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que envia uma viatura da Guarda Municipal. Os agentes interceptam o ônibus e fazem a condução dos envolvidos à Delegacia de Mulheres. Esse processo tem durado, em média, dez minutos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.