Saiu no site G1
Veja publicação original: Estudantes do IFPE criam projeto para auxiliar mulheres a terem renda própria no Recife
.
Objetivo do projeto é empoderar financeiramente, através de cursos de costura e artesanato gratuitos, às mulheres, para que elas não dependam dos parceiros, assim evitando casos de violência.
.
Por Antônio Coelho
.
Com o intuito de empoderar financeiramente as mulheres, estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) criaram o programa Donas de Maria, que vai oferecer cursos de costura e artesanato gratuitos para mulheres no Recife, além de fornecer insumos e instrumentos para produção. O objetivo do projeto é evitar que mulheres que sofrem agressão física dos parceiros permaneçam em situação de violência por dependência financeira.
.
“O progama busca empoderar mulheres de baixa renda a independência feminina, através da oferta de cursos e da disponibilidade de insumos, para que essas mulheres realmente produzam esses produtos, que serão divulgados nas nossas mídias sociais”, explica uma das criadores do projeto, a estudante Larisse Pereira.
.
Um espaço especial do projeto também é reservado para acolher os filhos das mulheres que participarem, para que elas possam trabalhar sem a preocupação de não ter com quem deixar as crianças.
.
No Instagram @donasdemaria vão ser divulgados os cursos e as vendas dos produtos, bem como as histórias das mulheres por trás da produção. “Para passar a ideia de que não é apenas comprar um produto, e sim ajudar vidas”, afirma Larisse.
.
Em fase de arrecadação de verba e parcerias, o grupo depende de investimentos para dar início às atividades, que vão acontecer em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, e nas sedes do Compaz. As pessoas interessadas em colaborar com o projeto devem enviar uma mensagem para o e-mail: contatodonademaria@gmail.com.
.
.
.
Dia Internacional dos Direitos Humanos
.
O programa faz parte de uma série de atividades em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada no dia 10 de dezembro de 1948.
.
Nesta segunda-feira (3), a programação conta também com palestras e debates gratuitos, a partir das 9h, na sede da Escola Judicial (Esmape), na Ilha Joana Bezerra, ao lado do Fórum do Recife. Entre os temas estão “Da saúde à dignidade laboral”, “A economia mudial e os Direitos Humanos”.
.
Já às 14h30, o tema é “Assédio moral: não pratique, não aceite”. Servidores e magistrados podem se inscrever para participar das palestras no site do projeto. Outras informações podem ser adquiridas através do e-mail comissao.direitos.humanos@tjpe.jus.br.
.
Na quinta-feira (6), acontece o lançamento do livro “Direitos Humanos, Direitos de Todos”, às 17h30, no salão nobre do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, no Centro.
.
Já na segunda-feira (10), uma medalha de agradecimento é entregue ao Desembargador Nildo Nery dos Santos. A cerimônia tem início às 9h30 e conta com apresentação da Orquestra Cidadã e do Coral TJPE.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.