Saiu no site G1
Veja publicação original: Projeto Arteando capacita mães de crianças carentes no Gama Lins, em Maceió
.
Cursos de capacitação ocorrem no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN).
.
Uma história que mistura arte e solidariedade está mudando a realidade de famílias carentes do Gama Lins, na parte alta de Maceió. Uma especialista em moda, uma artista plástica e donas de casa se uniram no projeto Arteando para cuidar das crianças carentes e gerar renda para as famílias dos pequenos.
.
O começo foi bem difícil. Os primeiros pontos quase não saíram, mas depois a dona de casa Carla Rodrigues aprimorou a técnica e ganhou um novo ofício, que pode se transformar em fonte de renda para o sustento da família.
.
“Eu queria desistir. Eu nunca tinha pegado em agulha, nunca tinha mexido com linha”, contou Carla.
.
Ela cuida sozinha dos filhos. E fica difícil trabalhar fora, principalmente, por causa da Ariele, que é especial.
.
“Tenho quatro filhos. Uma é especial. Eu dependo do salário dela para sobreviver, porque não posso trabalhar fora de casa”, disse a dona de casa.
.
A Carla faz parte de um projeto que ensina bordado a mulheres no conjunto Gama Lins, em Maceió.
.
Para todas que participam, o projeto foi novidade. Nenhuma delas tinha pego numa agulha antes de chegar no projeto, mas em pouco mais de quatro meses já aprenderam tudo.
.
A dona de casa Angélica lembra que o começo foi difícil.
.
“Começamos com uma certa dificuldade, lógico, mas não demorou muito e a gente aprendeu”, falou Angélica.
.
E o resultado de todo o trabalho é uma coleção completa com 210 camisas diferentes e personalizadas. Um trabalho de arte, cidadania e solidariedade.
.
Toda a renda da venda das camisas será destinada ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), uma organização não governamental que atende crianças em situação de vulnerabilidade de 24 comunidades carentes de Maceió.
.
O CREN também dá apoio às famílias. Os cursos de capacitação ocorreram no espaço do centro.
.
A presidente do CREN, Telma Toledo, falou sobre o trabalho realizado com crianças e agora com as mães.
.
“O CREN funciona há 11 anos. Nós atendemos nesse tempo mais ou menos 10 mil crianças. E hoje entendemos que se nós não melhorarmos o ambiente em que a criança vive trazendo a criança para cá e capacitando essa mãe para que ela tenha uma renda mínima, a gente não vai conseguir quebrar a pobreza estrutural, explicou Telma”.
.
As estampas da coleção foram inspiradas nas obras da artista plástica Vera Gama.
.
“É tudo feito à mão. Foi um trabalho muito minucioso. Há uns quatro, cinco meses a gente vem desenvolvendo. A gratificação é enorme e eu estou vendo que está tendo uma aceitação maravilhosa”, falou Vera.
.
“Eu acho que todo mundo ganha aqui. Ninguém sai perdendo. Todas as pessoas aqui estão ganhando, somando principalmente”, disse a especialista em moda Alina Amaral.
.
.
Projeto Arteando é realizado no Gama Lins, em Maceió — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.