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Dona de casa digital: mulheres conquistam seguidores com dicas e experiências do dia a dia

Saiu no site G1

 

Veja publicação original:  Dona de casa digital: mulheres conquistam seguidores com dicas e experiências do dia a dia

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Trabalho dobrado exige filmar a limpeza de casa e compartilhar a rotina com várias pessoas.

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Por Gabriela Bandeira

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O apartamento de Daniele tem 42 metros quadrados, mas é suficiente para receber mais de 26 mil pessoas diariamente. As ‘visitas’ acontecem por meio de uma rede social na qual ela faz questão de compartilhar seu dia a dia e dar dicas de limpeza e decoração. Tudo isso faz parte de uma tarefa que iniciou há um ano – ser dona de casa digital.

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Mulheres que aderem a essa ‘profissão’ têm trabalho dobrado em casa, pois além de manter tudo limpinho e organizado, precisam compartilhar cada detalhe com os seguidores. Isso vai desde mostrar a mesa do café da manhã até a limpeza do banheiro (veja um exemplo no vídeo abaixo).

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Para a Dani, tudo começou com a compra do imóvel em Poços de Caldas (MG). O novo lar tinha menos espaço do que ela gostaria para seus móveis e decoração dos sonhos. Então durante as pesquisas que fez em busca de inspiração, passou a publicar em seu perfil pessoal as próprias experiências.

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“No começo, eu morria de vergonha, pensava que as pessoas que me conheciam iam achar cômico meus vídeos. Hoje é algo natural, que adoro fazer”, comenta.

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Em um ano, a professora viu seu perfil pessoal se transformar em uma conta profissional e resolveu investir na publicação desse tipo de conteúdo relacionado ao lar. Segundo ela, são pelo menos dois ou três horas diárias dedicadas exclusivamente às redes sociais. “Minha vontade é trabalhar só com isso. Poder me dedicar 100%”, reforça.

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Autoestima e interação

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Para a ex-adestradora de cães Raquel Souza de Almeida, a criação de um perfil de dona de casa nas redes sociais foi uma escapatória da depressão e das crises de ansiedade pós-divórcio. “Eu trabalhava com meu ex-marido e nossa vida era corrida. Quando me separei, senti falta desse agito do dia a dia, fiquei entediada”, conta.

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Foi a terapeuta quem a incentivou a buscar uma atividade na qual pudesse interagir com outras pessoas e se sentir bem ao mesmo tempo. Há cerca de um mês e meio, ela criou o perfil que já tem quase 3 mil seguidores.

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De acordo com ela, o foco não é somente dar dicas para mulheres que se casaram, mas para qualquer pessoa que vá morar sozinha.

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“Muita gente não tem ideia do que fazer, qual produto usar para limpar o chão, o que preparar para comer e tudo mais. Quando eu me casei, fazia compras no supermercado e 40% ia para o lixo porque eu não conseguia fazer e nem sabia reutilizar”, explica.

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Raquel dá dicas culinárias simples e práticas para os seguidores. — Foto: Reprodução/ Instagram

Raquel dá dicas culinárias simples e práticas para os seguidores. — Foto: Reprodução/ Instagram

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Tudo caseiro

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“Sempre tive o sonho de ter um perfil desses”, conta Paula Cristina da Silva Oliveira. Há cerca de seis meses, a professora que mora em Botelhos (MG) também decidiu mudar sua conta pessoal em uma rede social para uma voltada aos assuntos do lar.

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Na casa dela, a maioria dos produtos de limpeza são caseiros. Além disso, nada de cortinas, cobertores ou tapetes. O motivo: a filha dela é alérgica a poeira e cheiros fortes.

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“A gente morava em uma chácara e ela começou a tossir muito, ficar doente o tempo todo. Levamos para o médico e ele diagnosticou com essa alergia, por isso mudamos muita coisa em casa”, aponta.

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Em casa, Paula abriu mão de tapetes, cortinas e cobertores. — Foto: Arquivo pessoal

Em casa, Paula abriu mão de tapetes, cortinas e cobertores. — Foto: Arquivo pessoal

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Segundo ela, as receitas dos materiais de limpeza são pesquisadas na internet e testadas. Se aprovar o produto e o resultado final, ela indica aos seus quase 4 mil seguidores.

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Paula também usa o perfil para participar de desafios com outras donas de casa digitais. “Sempre tem vários. Eu escolho alguns que acho mais interessantes e faço”, explica.

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Normalmente, os desafios são temáticos e têm duração de uma semana. Neste período, as participantes postam fotos com hashtags específicas para encontrarem umas as outras nas redes sociais.

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Paula também participa de desafios em seu perfil. — Foto: Reprodução/ Instagram

Paula também participa de desafios em seu perfil. — Foto: Reprodução/ Instagram

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Vida compartilhada

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Manter uma rede social que ensina pessoas a fazerem tarefas de casa e até preparar comida não é tarefa fácil e exige um trabalho dobrado. Afinal de contas, os seguidores querem saber o passo a passo do processo, não somente o resultado final.

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“Não adianta eu comprar um produto para limpar o chão e postar só a foto dele ou do chão limpo. As pessoas precisam saber como eu limpei, o que usei. Por isso sempre faço as duas coisas – mostro o resultado final e filmo toda limpeza”, conta Dani.

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Danielle mostra o passo a passo da limpeza nas redes sociais. — Foto: Arquivo pessoal

Danielle mostra o passo a passo da limpeza nas redes sociais. — Foto: Arquivo pessoal

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Já a Raquel prefere dicas mais voltadas para alimentação. Com cerca de 8 horas investidas na rede social, ela faz questão de mostrar desde o café da manhã até o jantar.

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Segundo ela, as mensagens recebidas são normalmente dúvidas sobre armazenamento de comida. “A gente pode congelar um bolo assado e até mesmo carne normal”, pontua.

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Trabalho sério

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Nada de diversão, quando elas acessam a rede social, estão a trabalho. Daniele, por exemplo, diz que sempre se preocupa com o ‘visual’ do perfil.

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“Não posso fazer posts com conteúdo igual ou muito parecido, porque fica repetitivo e cansativo. Fotos e vídeos também precisam estar com boa qualidade e apresentáveis”, indica.

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Raquel conta que também estudou estratégias de mídias sociais para saber o melhor horário para postar e conseguir visualizações. “De manhã, na hora do café, sempre tem um pico, durante o dia vai diminuindo até chegar a noite, quando tem outro pico”, avalia.

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Raquel faz posts em horários estratégicos para atingir mais seguidores. — Foto: Arquivo pessoal

Raquel faz posts em horários estratégicos para atingir mais seguidores. — Foto: Arquivo pessoal

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