Saiu no site CBN
Veja publicação original: Em Curitiba, Mônica Sousa fala sobre empoderamento feminino com personagens do quadrinho
.
“Lugar de mulher é onde ela quiser”: a frase que tem sido bastante usada nos dias atuais também foi adotada por personagens famosas do gibi. A Turma da Mônica entrou na campanha sobre empoderamento feminino e os direitos das mulheres. Com o slogan “Somos todas Donas da Rua”, o projeto pretende ajudar no desenvolvimento de meninas para que elas cresçam e se tornem mulheres que sabem quais são os seus direitos.
.
Inspiração para a criação da personagem de histórias em quadrinhos mais famosa do Brasil, a filha do cartunista Maurício de Sousa, Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), esteve em Curitiba nesta terça-feira (6) para palestrar no 2º Summit Comitês Mulher do Sicredi sobre o projeto “Donas da Rua”. Ela disse que por meio das personagens femininas da Turma da Mônica são contadas trajetórias de mulheres que foram importantes para história mundial.
.
Mônica explica que o projeto é voltado para família, pensando no desenvolvimento das meninas. A proposta foi embasada em pesquisas da ONU Mulher.
.
O “Donas da Rua” foi criado há dois anos. Além das palestras de Mônica pelo país, as histórias ficam no site da Turma da Mônica. Na página dedicada ao projeto, também é possível deixar depoimentos sobre as vivências do dia a dia. Muitas mulheres contam como a personagem dos quadrinhos ajudou a superar dificuldades e preconceitos. O programa também incentiva a prática de esportes como o futebol que é pouco incentivado entre o público feminino.
.
Mônica explica que a ideia não é criar uma rivalidade entre homens e mulheres, apenas deixar a sociedade mais igualitária.
.
No site “Donas da Rua” da Turma da Mônica é possível conferir o projeto e deixar depoimentos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.