HOME

Home

Nova geração de mulheres desponta na liderança de empresas do agronegócio

Saiu no site GAUCHAZH

 

Veja publicação original:  Nova geração de mulheres desponta na liderança de empresas do agronegócio

.

Iniciativas de corporações buscam reduzir a diferença de gênero que ainda existe nos cargos de direção. Estratégias vão de seleções às cegas a metas para alcançar equidade em várias posições

.

À frente de um time de 90 pessoas, quase a totalidade homens, a gaúcha Roseana Campos foi a primeira diretora de engenharia do mundo da AGCO, fabricante de máquinas agrícolas presente em 150 países. Há dois anos, a paranaense Vanusa Siega passou a ocupar o principal cargo da maior unidade brasileira da Corteva Agriscience. Diretora de Políticas Agrícolas da Bayer no país, a paulista Alessandra Cerdeira Fajardo senta à mesa em negociações com entidades agrícolas – dominadas por homens. As três líderes quebraram barreira sutil e transparente que por anos freou o avanço das mulheres em cargos de direção no mundo corporativo, teoria conhecida como teto de vidro.

.

Para aumentar a presença feminina no topo da hierarquia empresarial, grupos anunciaram neste ano estratégias para ampliar a diversidade. Há uma semana, a Cargill, uma das gigantes do agronegócio mundial, deu início ao primeiro processo seletivo às cegas para contratação de líderes. O país escolhido para começar foi o Brasil e o setor o de operação de grãos, justamente onde homens são maioria.

.

–  O modelo de recrutamento busca eliminar o viés inconsciente e impulsionar a contratação de profissionais pelas  competências – explica Simone Beier, diretora de Recursos Humanos da Cargill no Brasil.

.

Na prática, serão omitidos nos currículos dados de gênero, idade e raça, revelados apenas nas entrevistas. A ideia é combater discriminação e preconceito, criando equipe diversificada. Com 10 mil funcionários no país, a Cargill, que criou há três anos o grupo Mulheres Operando no Brasil, tem hoje 26% dos cargos de liderança ocupados por elas.

.

.

Sempre concorri com outros homens. E, para ser igual, precisei sempre ser melhor.

.

ROSEANA CAMPOS
Diretora de gerenciamento de novos produtos da AGCO na América do sul

.

– Até 2030, queremos atingir a equidade de gênero em nível global, chegando a 50% de mulheres em cargos de chefia – adianta Luiz Pretti, presidente da Cargill no Brasil.

.

Na AGCO, dona das marcas Massey Ferguson e Valtra, o desafio será ainda maior. Com 8% de mulheres em cargos de liderança na América do Sul, a multinacional pretende chegar a 20% até 2020. A baixa participação feminina é atribuída à natureza da indústria de engenharia e mecanização, com maioria masculina desde os bancos universitários.

.

– Em setores de marketing, administração, recursos humanos e comunicação, as mulheres já estão bem posicionadas. O desafio é quebrar paradigmas em áreas de engenharia e supply chain (cadeia de suprimentos) – aponta Sheila Fonseca, diretora de Recursos Humanos da AGCO na América do Sul.

.

.

Lauro Alves / Agencia RBS
Neste ano, Roseane foi uma das 10 executivas escolhidas para participar de programa mundial da AGCO voltado a liderançasLauro Alves / Agencia RBS

.

Foi justamente nesse segmento que Roseane Campos, 48 anos, natural de Porto Alegre, fez história. Em 2012, ela foi a primeira mulher a assumir o cargo de diretora de engenharia da AGCO na América do Sul.

.

– Acumulei experiência no setor automotivo, onde também predominam homens, e isso me ajudou bastante – recorda a engenheira química, com pós-graduações em Engenharia de Produção e Logística e de Materiais.

.

Em 2015, Roseane assumiu a diretoria de gerenciamento de novos produtos – dentro de meta da multinacional de renovar o portfólio até 2019. Neste ano, subiu mais um degrau ao ser uma das 10 executivas escolhidas para participar de programa mundial da AGCO voltado a lideranças.

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME