Saiu no site REVISTA CLÁUDIA
Veja publicação original: Capacitação profissional idealizada por Rachel Maia forma mais uma turma
.
Projeto atingiu 100 pessoas em 2018 e pretende impactar o dobro no próximo ano
.
O CAPACITA-ME!, programa de responsabilidade social que qualifica e favorece o acesso de profissionais maiores de 18 anos ao mercado de trabalho, sem distinção de etnia e gênero, atingiu 100 pessoas em 2018. A última turma do ano acaba de completar o curso. O projeto foi idealizado pela executiva, influencer e colunista do site de CLAUDIA, Rachel Maia.
.
Os participantes também são integrados a uma plataforma digital para o desenvolvimento contínuo de conhecimentos técnicos e de habilidades comportamentais.
.
Metade desse público já participou de processos seletivos em empresas parceiras, que vão desde micro e pequenas companhias a multinacionais. Até o momento, dez capacitados pelo programa foram contratados. Arady Daneluzzi, gestora de empregabilidade do programa, explica que participar de um processo de recrutamento não é garantia de um emprego, mas sim de uma porta que se abre para novas possibilidades.
.
Para Rachel Maia, é preciso ir além de capacitar, é necessário ajudar a empregar. “É por meio do trabalho que podemos colaborar para devolver a dignidade às pessoas.”
.
A previsão é impactar até 200 pessoas em 2019, o dobro deste ano, primeira edição do programa. O objetivo é também aumentar o número de empresas parceiras do programa, para que cresça a chance de empregabilidade dos participantes.
.
Jéssica Gabriel, de 25 anos, formada em serviço social, desempregada há dois anos, disse que os dias em sala de aula foram essenciais para sua autoestima. “Aprendi no CAPACITA-ME que preciso reconhecer minhas habilidades e talentos e batalhar para superar minhas dificuldades. Essa forma diferente de enxergar a situação nos faz ter mais esperança no futuro e, consequentemente, resiliência para seguir em frente.”
.
Fernando Henrique Xavier Silva, de 28 anos, que está em busca de oportunidades no mercado, conta que o CAPACITA-ME o conscientizou sobre a necessidade de buscar conhecimento e qualificação sistematicamente. “O mercado de trabalho está mais exigente a cada dia. Durante o treinamento, percebi que, apesar das dificuldade, sou capaz sim.”
.
No programa, há informações sobre o mercado de trabalho hoje, temas relacionados à atualidade, inclusão digital, além de gestão emocional e financeira, explica Márcia Prates, gestora de Educação do CAPACITA-ME e presidente da Instituição. “Mostramos aos nossos alunos as possibilidades presentes no mundo corporativo e, também, como é possível se engajar e aperfeiçoar, compatibilizando seus respectivos perfis com a demanda atual do mercado.”
.
Ao longo do treinamento, os participantes também são inspirados por histórias reais de desenvolvimento, crescimento, empreendedorismo e intraempreendedorismo.
.
.
.
.
.
.
.
.
.