Saiu no site DIÁRIO DE NOTÍCIAS – PORTUGAL
Veja publicação original: BBC falhou na igualdade salarial entre homens e mulheres – comissão parlamentar
.
A estação pública britânica BBC falhou na sua obrigação de atribui salários iguais a homens e mulheres com o mesmo cargo, denunciou hoje uma Comissão parlamentar britânica.
.
Por Lusa
.
Segundo um relatório publicado hoje pela Comissão de Cultura, Media, Digital e Desporto (DCMS, na sigla em inglês), os salários da BBC são definidos por “um sistema opaco de decisões individuais e arbitrárias”.
.
A investigação da Comissão começou quando a jornalista Carrie Gracie se demitiu do cargo de correspondente em Pequim, em janeiro deste ano, por se considerar discriminada ao receber um salário mais baixo que o de outros colegas masculinos com o mesmo cargo.
.
A BBC, que na altura admitiu os factos e ofereceu-se para pagar à jornalista os salários em atraso, afirma que esta investigação está atrasada porque já deu início a reformas para assegurar mais igualdade e transparência na atribuição dos salários.
.
O presidente da Comissão, o conservador Damian Collins, afirmou que a estação tem um “dever ainda maior do que outros no que toca ao respeito da igualdade de géneros” por ser um “guia na vida pública”, dever esse que não cumpriu.
.
“A BBC tem de tomar medidas urgentes para salvar a sua reputação e recuperar a confiança dos seus trabalhadores”, acrescentou.
.
Em julho de 2017, a emissora publicou uma lista dos salários dos seus funcionários que revelou um desequilíbrio entre homens e mulheres por funções iguais e provocou um escândalo.
.
Os deputados reconhecem os progressos operados este ano pela BBC para remediar ao desequilíbrio salarial, mas pedem mais alterações à situação a partir de agora.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.