Saiu no site G1
Veja publicação original: Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher terá ações gratuitas em Cabo Frio, no RJ
.
Programação conta com serviços sociais, apresentações artísticas e conscientização.
.
O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher será marcado por ações gratuitas na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, nesta quarta-feira (10).
.
A ação acontecerá de 9h às 16h e terá ainda atendimentos para informações do CadÚnico/Bolsa Família; sub-registro civil, OAB Mulher e Dia da Beleza, além de apresentações de ballet dos Cras, teatro, coral de mulheres e dança com Allan Lobato e Nilzete de Oliveira.
.
Na avaliação da Coordenadora-geral da Mulher em Cabo Frio, Nilma Carneiro, a data é importante para a reflexão sobre como a mulher ainda é alvo constante de violência de todo tipo, seja de ordem sexual, verbal ou física.
.
“Este é um dia de conscientização para a população acerca dos números assustadores de agressões. O importante é que todas as mulheres que estiverem dentro de um relacionamento abusivo reconheçam e tomem as medidas cabíveis. Da mesma forma, quem souber dessa prática criminosa, que também tome uma atitude e denuncie”, ressalta a coordenadora.
.
A data foi escolhida porque em 10 de outubro de 1980 o movimento de mulheres se reuniu nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo para protestar contra o aumento de crimes de gênero no Brasil, hoje tipificado como feminicídio.
.
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Cabo Frio oferece acolhimento e acompanhamento social, psicológico, pedagógico e de orientação jurídica às mulheres em situação de violência, com intuito de promover e assegurar o fortalecimento da autoestima e autonomia, o resgate da cidadania e a prevenção, interrupção e superação das situações de violações de direitos.
.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e conta com apoio do Conselho Comunitário de Segurança do 25º Batalhão de Polícia Militar.
.
.
.
.
.
.
.
.
.