Saiu no site INSTITUTO GELEDÉS
Veja publicação original: Curso: Violência, Gênero e Raça: Resistência e caminho de superação
.
Nas sociedades brasileira, latino-americana e caribenha as assimetrias de raça e de gênero integram o cotidiano das relações sociais, que resultam em violências perceptíveis nas estatísticas e nos depoimentos de mulheres, em especial as negras e indígenas, em espaços onde podem ser ouvidas.
.
.
Os dados estatísticos revelam a presença das mulheres nos diferentes indicadores de vulnerabilidade social. Elas vivenciam exclusões socioeconômicas, políticas e culturais e sofrem as consequências do racismo, do sexismo e da intolerância em experiências de violência verbal, física e psicológica.
.
A violência social, de gênero e de raça tem suas causas na estrutura social excludente, que naturaliza a sua invisibilidade e justifica a discriminação e preconceitos contra estes grupos.
.
O Curso Latino Americano de Pastoral e Relações de Gênero trará este tema para o debate de forma a contribuir com a compreensão das origens e consequências da violência contra as mulheres. Diante desta proposta, o curso terá por objetivos:
.
a) aprofundar a reflexão sobre as questões de gênero e raça nas sociedades brasileira, latino-americana e caribenha, enquanto elementos que estruturaram discriminações e desigualdades;
b) oferecer ferramentas de análise para a compreensão do fenômeno de violência vivido pelas mulheres;
c) construir caminhos de resistência e de superação da violência, buscando o rompimento da omissão, do silenciamento e da indiferença com as desigualdades de raça e de gênero gênero;
d) contribuir com o fortalecimento de ações que possibilitem superar as violências atuais e propor caminhos para que as novas gerações, de mulheres e de homens, não herdem os efeitos da violência estrutural vivida na atualidade e proponham novos modos de vida e de relações horizontais e fraternas entre os gêneros.
.
O Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular – CESEEP oferece espaço para o estudo e aprofundamento dessas questões com uma abordagem multidisciplinar, a partir de diferentes ângulos: econômico, político, social, cultural, ambiental, teológico e de gênero.
Com base na metodologia da Educação Popular o curso favorece um intercâmbio pluricultural das experiências e sonhos dos participantes no campo teórico e de suas práticas políticas, sociais e culturais.
.
Faça suas inscrições (clique aqui)
.
.
.
.
.
.
.
.
.