Saiu no site FOLHA MT
Veja publicação original: Debora Lamm ”’foge”’ do humor e aborda feminismo e imigração em peça: ”’O teatro abre discussões”’
.
Em entrevista ao G1, atriz falou sobre o papel questionador do teatro, comédia e projetos futuros. Espetáculo Mata teu pai será apresentado nesta sexta-feira 28 no Sesc Campinas.
.
O espetáculo dramático “Mata teu pai”, estrelado por Debora Lamm, apresenta a atriz bem diferente de como o público costuma vê-la em obras de humor. A peça, que será encenada nesta sexta-feira (28) em Campinas (SP), propõe uma discussão sobre feminismo, universo patriarcal, imigração e a questão dos refugiados. Em entrevista exclusiva ao G1, a artista falou sobre o papel questionador do teatro, a paixão por comédias e projetos futuros.
.
“O teatro tem muito esse lugar de abrir discussões que sejam fundamentais pro tempo, pro nosso momento. O teatro também tem esse papel de dialogar, de questionar, isso eu acho que é a coisa que eu mais gosto no ofício”, explica.
.
Na cidade em que vai encenar a peça, Debora sempre escolhe dez mulheres para dividir o palco, mas é a única atriz em cena. Para a atriz, apesar de se tratar de um mito milenar, a obra continua atual e o grande desafio está na complexidade dos temas abordados.
.
“O desafio está na discussão que a obra propõe, que é esse questionamento feminista de hoje. A presença paterna na educação, a questão dos refugiados, dos expatriados, questão desse mundo patriarcal que a gente vive, que está sendo justamente chamado cada vez com mais consciência pelas mulheres. Acho que esse é o grande desafio, é o diálogo que a obra tenta abrir”, esclarece.
.
A adaptação do mito grego Medeia está em cartaz há um ano e comemorou os 20 anos de carreira da atriz. “A estreia de ‘Mata teu pai’, que seria em 2016, acabou sendo em 2017, que era o ano que eu fazia 20 anos. Aí eu pensei: meu Deus, que coincidência, então era pra ser, era pra ser comemorado com ela mesmo. A gente continuou até agora em cartaz comemorando. É uma personagem muito forte. Veio a calhar essa Medeia”, comenta.
.
.
.
Montagem
.
O roteiro e a direção da personagem foram elaborados especialmente para a atriz por Grace Passô e Inez Viana. O projeto apresenta uma estrangeira que abandona tudo pelo amado e, quando ele a troca por outra, ela inicia um processo de vingança. Nesta versão do mito, são apresentados muitos assuntos discutidos atualmente.
.
“A Grace faz uma adaptação. Em nenhum momento ela mexe na estrutura trágica, a Medeia continua sendo uma estrangeira que saiu da sua cidade. A estrutura trágica está toda ali. Ela só faz uma alusão a esse pensamento feminino urgente de hoje e, através desse mito, a gente fala o que nos importa atualmente”, afirma.
.
A artista afirmou que, mesmo com o papel forte e trágico, ela compreende que tenha a imagem totalmente atrelada com o gênero do humor. Debora é uma das autoras do projeto de reformulação do “Zorra”, da TV Globo.
.
“Eu entendo que eu sou reconhecida como uma comediante porque a comédia gera muita identificação. Então, eu fico lisonjeada com esse título porque isso é um requinte da espécie. Você sabe que fazer rir, ninguém explica pra ninguém. Você nasce, é o seu olhar. A comédia pega a pessoa aberta. Eu acho uma excelente ferramenta de comunicação”, diz.
.
.
.
Sair do comum
.
Apesar de a comédia fazer parte de sua vida na televisão e no cinema, o cenário se transforma quando se fala de teatro. Medeia não é a primeira personagem dramática de Debora. A atriz já se apresentou como Isolda, na peça “Fatal”, que unia três contos de paixão através de mitos e lendas.
.
Desde quando criou a companhia de teatro OmondÉ, em 2010, ela pôde experimentar muitos papéis atrás das cortinas. Após anos de experiência como atriz, Debora foi responsável pela direção de espetáculos, entre outras funções.
.
“Até produzir eu já produzi, coisa que eu nunca imaginei que fosse fazer na vida, adaptar texto, tudo a gente faz. Isso faz com que você seja uma pessoa de teatro. Uma pessoa de teatro dificilmente vai estar estática em uma função só, porque é grupo, é conjunto”, menciona.
.
Com um currículo diversificado, a atriz promete que vai permanecer dedicada a todas as formas de expressar a arte, como já fez durante os 20 anos de carreira. “Eu faço tudo, eu gosto de tudo. Eu estou com um projeto novo para cinema, um projeto novo para a TV e um projeto novo para o teatro. Estou nos três juntos”, finaliza.
.
*sob a supervisão de Marcello Carvalho
.
.
.
Serviço
.
Débora Lamm apresenta espetáculo ‘Mata Teu Pai’ em Campinas
.
- Quando: Sexta-feira (28), às 20h
- Onde: Teatro do Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270/333, Bonfim
- Quanto: Ingressos variam entre R$ 17 e R$ 8,50
.
.
.
.
.
.
.
.
.