HOME

Home

Mulheres negras ainda ganham menos, como lutar contra o racismo?

Saiu no site FINANÇAS FEMININAS: 

 

Veja publicação original: Mulheres negras ainda ganham menos, como lutar contra o racismo?

.

Por Ana Paula de Araujo

.

Se as mulheres já ganham menos do que os homens, a lacuna é ainda maior quando o racismo entra em jogo: a média salarial das brancas no Brasil é de R$ 2.331 e a das mulheres negras fica em R$ 1.336, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva.

.

Para tentar entender essa disparidade, Carol Sandler bateu um papo com Barbara Hannelore, criadora do programa Arrase Mulher e colunista do Finanças Femininas – que é negra e ajuda outras negras a se empoderarem com o apoio do empreendedorismo.

.

.

Por que mulheres negras ganham menos?

.

Para Barbara, o principal desafio da mulher negra no Brasil é romper uma velha estrutura, que a coloca como base da pirâmide social. “Existe a desigualdade entre homens e mulheres, que nos coloca na base. Se ainda olharmos a diferença entre mulheres brancas e negras, a negra ainda estará na base da base”, conta.

.

Esse desafio se torna ainda mais complicado se considerarmos o racismo e machismo estruturais e o fato de que faltam referências de mulheres negras em posições de destaque fora do entretenimento – como as poderosas Taís Araújo e Glória Maria.

.

.

Como lutar ao lado das mulheres negras contra o racismo e machismo?

.

Ajudarmos umas às outras é a maior lição de feminismo e empoderamento feminino. E o mesmo vale aqui. A seguir, você confere o bate papo completo entre Carol e Barbara, no qual elas elencam algumas atitudes que podemos tomar em prol da igualdade. Confira e compartilhe com suas amigas!

.

.

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME