Saiu no site EMAXE:
Veja publicação original: Empreendedoras criam aplicativos de transporte feminino em suas cidades
.
Por Dino
.
Os aplicativos de transporte feminino tem sido a resposta que muitas empreendedoras têm dado aos casos alarmantes de violência contra as mulheres.
.
Segundo levantamento do G1, 946 mulheres morreram vítimas de feminicídio em 2017. Já o Instituto Maria da Penha mostrou que a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência no Brasil
.
No mercado de aplicativo de transporte são recorrentes os relatos de assédio e outros tipos de violência contra a mulher. Tanto com as clientes quanto com as motoristas. O que levou inclusive uma série de mulheres a relatarem em uma carta alguns casos de violência ocorridas em suas viagens.
.
O resultado é o aumento na insegurança delas que querem começar a trabalhar como motoristas ou que querem pegar um transporte.
.
No Brasil, alguns apps de transporte só para mulheres já começam a fazer muito sucesso, é o caso do Madame Driver, um aplicativo manauara feito pela motorista Soraia Pinheiro e o publicitário Luís de Souza Castro.
.
Soraia conta que viajou para São Paulo e durante uma conversa com seu cunhado descobriu a existência de aplicativos de transporte feminino.
.
“Assim que voltei para Manaus, entrei em contato com a CEO da Lady Driver para saber quando chegaria na cidade e ela falou que era difícil ter uma previsão, já que Manaus é uma cidade muito distante de São Paulo, onde fica a sede da empresa”, conta Soraia.
.
Luís, que na época trabalhava em uma agência de publicidade, fez uma campanha nas redes sociais sobre aplicativos. “Quando Soraia viu essa campanha ela entrou em contato comigo e perguntou se seria possível criar um aplicativo de transporte feminino em Manaus, eu disse que sim, mas que seria necessário muito dinheiro. Foi quando começamos a pesquisar e descobrimos a Driver Machine, uma plataforma que desenvolve aplicativos de transporte com um ótimo custo benefício”.
.
Soraia fala que apesar do aplicativo ser bem jovem, a recepção do Madame Driver tem sido muito alta, tanto no número de downloads quanto no engajamento das cliente e motoristas nas redes sociais. “A gente frisa o empoderamento feminino e que o Madame Driver não é apenas um aplicativo de transporte, mas também uma oportunidade de negócio”.
.
Enquanto consolidam o mercado manauara, o Madame planeja expandir inicialmente para o norte do Amazonas e logo depois para Belém do Pará, onde muitas clientes inclusive já instalaram o app. “Se conquistarmos essas regiões, iremos expandir para todo o Brasil com um modelo de franquia”, revela Luís.
.
Outro exemplo de sucesso no mercado de aplicativo feminino é o Woman’s Driver em Joinville. A dona do aplicativo, Rose Cuareli, conta que começou a trabalhar como motorista particular quando precisou deixar seu emprego de caminhoneira, devido a um problema na coluna.
.
Ela relata que também passou por experiências de assédio quando um passageiro bêbado entrou no seu carro e ficou insinuando para eles irem a um motel.
.
“Muitas colegas que hoje rodam no nosso aplicativo, quando viam que era um passageiro homem, cancelavam a corrida e o que queríamos era gerar seguranças para nós motoristas e para elas como clientes”.
.
Ao rodar por outros aplicativos muitas passageiras perguntavam para Rose se não seria possível chamar uma motorista mulher, foi quando ela começou a fazer uma clientela feminina para corridas particulares. “É um público muito grande, hoje cerca de 80% de quem pede um transporte por aplicativo são mulheres”.
.
Desenvolvido também pela Driver Machine, a Woman’s Driver chega em Florianópolis no próximo dia 6 de setembro e até o final do ano deve chegar na região de Balneário Camboriú, uma das principais cidades turísticas do país. “A intenção é espalhar o projeto para outros lugares do Brasil, já que a Lady Driver só tem em São Paulo e Rio”, diz Rose.
.
—
.
.
Tecnologia para criação de apps de transporte. No mercado desde 2013, a Driver Machine permite que empresários criem seu próprio aplicativo de transporte, e ganhem dinheiro oferecendo tecnologia de ponta que conecta passageiros e motoristas. Saiba mais em: www.drivermachine.com.br.
.
.
.
.
.
.
.
Website: http://drivermachine.com.br/blog/