Saiu no site CNJ
Veja publicação original: Viva Maria: Programa adere à campanha pelo estímulo ao aleitamento materno e viva o mamaço!
.
O mês começa com o sabor do alimento mais completo do mundo. Um alimento que é a base da vida. [mensagem da nova campanha do Ministério da Saúde sobre a amamentação] Taí a mensagem da campanha que quer incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a proteção da criança.
.
É claro que Viva Maria abraça essa nova campanha de aleitamento num reforço à Semana Mundial da Amamentação 2018, que vai até 7 de agosto, na próxima terça-feira.
.
Durante esse tempo iremos, inclusive, relembrar algumas matérias que fizemos em nome da liberdade das mulheres amamentarem seus filhos nos espaços públicos, já que, infelizmente, o falso moralismo das pessoas que sexualizam o ato da amamentação, aqui e ali, continua acontecendo em nosso país.
.
Viva Maria relembra, nesta edição, um flagrante que aconteceu em 2016. Imaginem a cena: em primeiro plano, aparece uma mãe, sentada numa cadeira de restaurante. Junto a seu corpo, uma menininha mama em seu peito de olhinhos fechados. De repente, essa mãe recebe um bilhete que diz o seguinte: “não pode amamentar em público”.
.
E a mãe, surpresa, mas sem perder a calma, responde: “Meu amor… Isso aqui é uma praça de alimentação, e minha filha está se alimentando! Dá licença”. Parabéns a essa mãe pela atitude. É uma resposta digna de uma amiga do peito.
.
Em falar nisso, o programa chama a participação da artista plástica, fotógrafa e doutoranda em comunicação e saúde pela Universidade de São Paulo (USP) Bia Fioretti, criadora do projeto Mães da Pátria, um movimento empenhado em resgatar a essência do feminino a partir da sabedoria das mulheres de luz, as parteiras.
.
Mulheres que auxiliam mães e filhos na primeira mamada. Diga lá, Bia, como se sente diante da censura de alguns frente a cenas como a que acabamos de descrever?
.
Confira programa na Íntegra:
.