Saiu no site ESTADÃO:
Veja publicação original: No banco da seleção croata, ‘tia Iva’ faz história na Copa da Rússia
.
Por Ciro Campos
.
Em uma Copa do Mundo com grande repercussão de casos de machismo e assédio a torcedoras e jornalistas, há um marco positivo nesse sentido. A croata Iva Olivari, de 49 anos, faz história na Rússia ao ser a primeira mulher a se sentar no banco de reservas em um Mundial da Fifa. Ela chefia a organização da seleção da Croácia, uma das semifinalistas do torneio.
.
Iva é chefe de seleções, trabalho equivalente ao desempenhado por Edu Gaspar na CBF. É ela a responsável pela logística de viagens, atendimento às necessidades dos jogadores, planejamento de competições e interlocução com equipes de base. Trata-se de profissional importante no time, chamada carinhosamente pelos atletas de “tia Iva”.
.
.
.
Seu trabalho pelo esporte croata tem longa trajetória. Ex-tenista, Iva se destacou como campeã nacional da antiga Iugoslávia, até encerrar a carreira após seguidas lesões no pulso. Quando a Croácia se tornou independente, em 1992, os dirigentes criaram a federação do país e logo contrataram Iva para responder pela organização da entidade.
.
Sua função inicial foi cuidar do registro dos atletas do novo país e ajudar na criação de campeonatos regionais. A tarefa fez Iva se tornar próxima de craques como Davor Suker. O atacante artilheiro da Copa do Mundo de 1998, quando a Croácia também foi semifinalista, se tornou presidente da federação em 2012 e promoveu Iva à chefia de seleções.
.
.
.
.
.
.
.