Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:
Veja publicação original: Dona de Si | Carta aberta a Bruna Marquezine
.
Por Suzana Pires
.
Suzana Pires defende a atriz e questiona: “Por que ainda é tão difícil para a maioria das pessoas entender que o amor é uma via de mão dupla e não uma competição de quem abandona o que por quem?”
.
Bruna,
Eu estava para escrever aqui sobre o que venho assistindo fazerem com você, mas somente após você ter se colocado, me senti confortável. Peço licença e permissão para minhas palavras a seguir. Veja bem: não estou me metendo na sua vida privada, mas refletindo no quanto suas escolhas íntimas podem fazer BEMa diversas meninas e moças que se inspiram em você. Então, se posso cooperar para ser seu ECO, assim o farei: NÓS NÃO SOMOS ALGO MENOR! NÃO MESMO!
.
É quase uma afronta ao mundo você ter beleza, talento, carisma, inteligência e ser feliz no amor – ainda por cima, com um dos maiores jogadores de futebol do mundo. Em cada frase despeitada que leio a seu respeito, como “a Bruna precisa escolher entre ser atriz e namorada do Neymar”, “a Bruna não está bem na novela, pois só pensa no namorado” ou “A Bruna agora quer ser jetsetter internacional e aproveitar a fama do namorado no mundo”, meu estarrecimento aumenta. Até quando teremos que lidar com tamanho atraso?!?
.
Quem te conhece, mesmo que nem tão intimamente, como eu, tem consciência da grande covardia que representa cada frase que citei acima. Mas a maioria não tem dimensão da sua naturalidade, da verdade que você carrega, do quanto você é engraçada, do quanto sua mãe e seu pai são legais e do quanto você é doce e educada. Poucos têm noção disso, Bruna. Te atacar é mais “divertido” para quem insiste em enxergar o mundo e o comportamento feminino como há anos atrás. Sim, a mudança assusta e a sua independência, autonomia e poder de escolha se torna apavorante para pessoas engaioladas nos próprios preconceitos.
.
Por que só a você é atribuída a possibilidade de “abandonar o trabalho” para seguir seu namorado? Por que ninguém considerou que ele pode abandonar o trabalho dele para ficar mais próximo? Seria algum crime um homem abrir espaço em sua agenda para acompanhar sua mulher? Seria inconcebível imaginar que um jogador de futebol pare de jogar por volta dos 35 anos e que este é o momento em que uma atriz começa a amadurecer e a receber grandes personagens? Imagina que você possa estar fazendo um grande filme aos 35 anos e o Neymar fique meses cuidando dos filhos de vocês enquanto você realiza seu grande gol? (Já imaginei uma historinha, sorry. Risos) Isso é amor. Agir e pensar com a balança equilibrada.
.
Por que ainda é tão difícil para a maioria das pessoas entender que o amor é uma via de mão dupla e não uma competição de quem abandona o que por quem? Olha o ponto que o machismo chega: transforma o amor em uma situação em que a mulher deverá renunciar a sua individualidade. Isso é uma violência.
.
Tenho certeza que é difícil “segurar essa onda” sem que algo não se perca – nem que seja a alegria por alguns segundos. Por favor, não se deixe quebrar! Eu e cada mulher que é DONA DE SI, assim como você, está aqui para te dizer: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA! E nos momentos em que o incômodo for grande, lembre-se que tem muitas meninas e mulheres que se inspiram em você e também um exército pronto a te defender. Sim, nós precisamos dessa rede de apoio e é importante que você identifique-a nos seus amigos, familiares, colegas e, principalmente, entre seus fãs, que são as pessoas que torcem pela sua felicidade mesmo sem te conhecer.
.
Por favor, não caia na cilada de considerar fácil lidar com esse “massacre machista público” que você está vivendo. Isso não está acontecendo somente porque você é uma artista conhecida, mas, principalmente, porque você é do gênero FEMININO. Sim. Infelizmente, é pelo fato de você ser MULHERque tudo o que você ousou CONQUISTAR e SER incomoda tanto. Para ficar firme contra toda essa força que teima em te transformar em algo menor, você precisa de APOIO! E para tê-lo é fundamental que você fale e que nós, mulheres, saibamos reagir. Portanto, por favor, coloque para fora o incômodo! Se posicione com firmeza. Grite! As mulheres ecoarão seu grito. E assim você vai ajudar a tantas outras meninas que estão vivendo pressão até pior, mas não encontram apoio em ninguém. Resista e seja. Não se deixe moldar, transforme-se em molde!
.
A vida está te dando a possibilidade de ser uma VOZ relevante e determinante.
.
Estou com você.
.
Te admiro.
.
Sororidade sempre.
.
Grande beijo
.
Suzi Pires.