Saiu no site G1:
Veja publicação original: Delegacia da Mulher prende oito agressores em 1 mês de plantão 24h no fim de semana em Santarém
.
Por Adonias Silva
.
O balanço inclui ainda inquéritos abertos por meio de portarias e concessão de medidas protetivas. Plantão na Deam começou no dia 14 de abril deste ano.
.
O funcionamento do plantão 24h no fim de semana na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santarém, oeste do Pará, completou um mês.
.
Segundo a delegada Andreza Alves, no primeiro mês, foram oito prisões em flagrante por agressão. Em todos os casos, a violência aconteceu após uso excessivo de álcool ou drogas pelo agressor.
.
O balanço também inclui inquéritos abertos por meio de portarias – quando a vítima procura a delegacia, faz a denúncia, mas o agressor não foi preso naquele momento.
.
Ainda no mesmo período, a Deam também concedeu medidas protetivas para mulheres – que é o afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima.
.
Na entrevista ao Bom Dia Santarém, a delegada Andreza Alves comemorou os avanços na área da segurança pública em Santarém, em especial para as mulheres.
.
“Para nós foi um grande avanço, uma conquista muito grande. Era um desejo não só da população, na verdade era uma necessidade e para nós também era uma necessidade”.
.
Alves lembrou que o número de servidores era insuficiente para atender todos casos de violência contra a mulher, que segundo ela, continuam em alta no fim de semana.
.
“Nós sabemos que no final de semana, os crimes relacionados a violência contra a mulher, a violência doméstica mais precisamente, acontecem com mais frequência”.
.
O consumo de bebida alcoólica é considerado pela delegada Andreza Alves um fator de risco nos casos de violência que envolve a relação interpessoal.
.
O plantão no fim de semana na Deam começou a funcionar no dia 14 de abril deste ano, com a lotação de três novas delegadas de Polícia Civil.
.
As novas delegadas atuam ainda na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DCPA). Cada delegada possui uma escrivã, que também passaram a integrar o quadro.
.
.
Eficiência no atendimento
.
Andreza Alves destacou a eficiência nos procedimentos, como solicitação de medidas por exemplo. “É um atendimento especializado. Tem uma forma de atender diferenciada”, disse.
.
O atendimento na Delegacia de Mulher na semana ocorre de 8h às 18h. No fim de semana, a delegacia abre sábado, às 8h e funciona 24h, até o plantão de segunda-feira.
.
.
Como denunciar?
.
Para fazer uma denúncia, a vítima basta procurar a delegacia, que fica na avenida Sérgio Henn, próximo ao estádio ou em caso de urgência, acionar o Niop pelo número 190.
.
.
.
.
.