Saiu no site HUFFPOST:
Veja publicação original: Festival de Cannes: As mulheres dominam o júri em 2018
.
“Aqui temos uma mulher presidente e mais quatro jurados homens e quatro mulheres. Estamos num caminho bom.”
.
Por Amauri Terto
.
O Festival de Cannes 2018 começa nesta terça-feira (8) com um júri composto, em sua maioria, por mulheres. O grupo é presidido por Cate Blanchett e conta também com as atrizes Léa Seydoux e Kristen Stewart, a diretora Ava DuVernay e a cantora Khadja Khadja Nin. Os diretores Denis Villeneuve, Robert Guédiguian, Andrey Zvyagintsev e o ator Chang Chen completam o conselho.
.
Ganhadora de duas estatuetas do Oscar, a atriz Cate Blanchett foi uma das dezenas de mulheres que afirmaram ter sofrido assédio do produtor Harvey Weinstein. Após os desdobramentos das denúncias, a australiana se tornou uma das principais articuladoras do movimento Time’s Up, que também marcará presença em Cannes.
.
Na 71ª edição do prestigiado festival de cinema, discussões sobre igualdade de gênero no showbizz prometem pautar a programação. Além do Time’s Up, outras duas organizações internacionais feministas e de luta contra o assédio foram convidadas para participar da programação: Associação de Mulheres Cineastas e de Meios Audiovisuais (CIMA), da Espanha, e a Dissenso Comune, da Itália.
.
.
No próximo sábado (12), haverá uma marcha de mulheres no tapete vermelho. Já na segunda (14), representantes das instituições vão se reunir para debater a questão de gênero na indústria cinematográfica. O encontro será mediado pelas cineastas francesas Céline Sciamma e Rebecca Zlotowski. O evento sediará ainda painéis comandados pelas ministras da Cultura da França e da Suécia.
.
Apesar das atividades em prol da equidade de gênero no festival, apenas três dos 21 diretores que disputam a Palma de Ouro – o principal prêmio do evento – são mulheres. São elas: Alice Rohrwacher (Lazzaro Felice), Eva Husson (Les Filles du Soleil) e Nadine Labakin (Capernaum).
.
“Se eu queria ver mais mulheres? Sim. Se espero ver mais mulheres? Sim. Mas lidamos com os filmes que temos”, disse Blanchett em coletiva do júri na tarde desta terça (7). A atriz afirmou que as três cineastas estão na competição não por causa do gênero, mas pela qualidade do trabalho que realizaram.
.
.
“Não me importo se temos filmes de diretores iranianos, homens, mulheres, transgêneros (oh, não temos um transgênero na competição? Acho que falhamos aqui!). Nosso foco é no filme que está na nossa frente, seja qual for, feito por quem quer que seja”, completou..
Blanchett disse ainda que são necessárias “ações específicas e duradouras” para que mudanças ocorram, ações que que estimulem a diversidade e a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. “Aqui temos uma mulher presidente e mais quatro jurados homens e quatro mulheres. Estamos num caminho bom”, afirmou a estrela.
.
.
Abertura com Penélope Cruz, Bardem e Darín
.
O filme que abre a competição em Cannes nesta terça (8) é Todos lo Saben(Everybody Knows), primeiro filme em língua espanhola do aclamado diretor iraniano Asghar Farhadi, o mesmo dos premiados A Separação (2011), O Passado (2013) e O Apartamento (2016). Thriller psicológico, o longa é estrelado por Penélope Cruz, Javier Bardem e pelo argentino Ricardo Darín.
.
O encerramento do festival ocorre no próximo dia 19 de maio.
.
.
.
.
.