Saiu no site GALILEU:
Veja publicação original: Aplicativo cataloga dados sobre filmes de diretoras brasileiras
.
Projeto desenvolvido por pesquisadora da Unesp pretende aumentar o acesso a informações sobre essas obras
.
A doutoranda Ana Heloiza Vita Possotto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveu um projeto sem fins lucrativos para aumentar o acesso ao conhecimento sobre produções de diretoras brasileiras.
.
Financiado pelo Ministério da Cultura, o app “a cineastA” servirá como um catálogo desses filmes, com informações como nome, ano, sinopse, detalhes sobre a produção e até prêmio e fomentos recebidos.
.
A ideia é que o aplicativo também sirva como um instrumento de pesquisa para especialistas da área. A ferramenta incluirá indicadores de região, cor de pele e quantas mulheres participaram do projeto — vale ressaltar que o aplicativo não é de streaming dos filmes.
.
O “a cineastA” contará com duas formas de cadastramento de dados. A primeira é colaborativa: até dia 30 de abril deste ano, os usuários podem contribuir com as informações citadas acima a respeito de obras audiovisuais dirigidas por mulheres cis e trans. A segunda é realizada pela própria equipe do projeto, catalogando filmes clássicos e históricos que se encaixam nas características propostas.
.
O app será disponibilizado de forma gratuita a partir de junho e poderá ser utilizado em tablets e smartphones.
.
Saiba como colaborar no site do projeto.
.
.
.