Saiu no site FOLHA DE SÃO PAULO:
Veja publicação original: Saiba quem foi a escritora e ativista Maya Angelou, que completaria 90 anos hoje
.
Amiga de Martin Luther King e Malcom X, ela é homenageada pelo Google nesta quarta
.
A escritora, poeta e ativista dos direitos humanos Maya Angelou, que completaria 90 anos nesta quarta-feira (4), é a homenageada do dia no Google Doodle —desenho que aparece na página do site de buscas.
.
Clicando no desenho, é possível ouvir vozes declamando “Still I Rise“, um dos poemas mais famosos da autora americana.
Foto: reprodução Google Doodle
.
No fim dos anos 1960, Angelou lançou o livro de memórias “Eu Sei Por que o Pássaro Canta na Gaiola”, em que fala de sua infância e da segregação racial nos Estados Unidos. O livro teve ampla repercussão e foi publicado no Brasil, em 1996, pela José Olympio.
.
Depois dele, Angelou publicaria uma longa sequência de livros autobiográficos, como “Gather Together in My Name” (1974) e “The Heart ofa Woman” (1981), entre outros.
.
Em 2010, foi publicado no Brasil “Carta a Minha Filha” (ed. Nova Fronteira), em que a autora relata como acertos, erros e dificuldades ao longo de sua vida levaram a um crescimento pessoal.
.
O último livro dessa série de obras autobiográficas, “Mamãe & Eu & Mamãe”, de 2013, acaba de ser relançado pelo selo Rosa dos Tempos.
.
Em sua vida, Angelou foi dançarina, cantora, motorista de ônibus, editora de uma revista no Cairo (Egito) e assistente administrativa em Gana, atriz, professora e pesquisadora, entre outras atividades. Ela foi amiga de alguns dos maiores líderes negros do século 20, como James Baldwin, Martin LutherKing Jr. e Malcolm X.
.
Maya Angelou trabalhou com Martin Luther King Jr. nos anos 1960 como coordenadora da região norte da Conferência de Liderança Cristã Sulista. Na época, os dois discutiram a possibilidade de um presidente negro nos Estados Unidos. Para King, isso aconteceria em até 40 anos. Já Angelou lhe disse que não aconteceria enquanto ela estivesse viva.
.
Em 2011, contudo, ela seria condecorada pelo presidente Barack Obama com a medalha presidencial da liberdade, mais alta honraria concedida pelo governo americano a civis.
.
A obra de Angelou discute, entre outros temas, sobre como a individualidade é afetada pela opressão social, racial e de gênero.
Foto: Reprodução/ Google-Doodle.
.
Foto de capa: Reprodução/ Google-Doodle
VEJA TAMBÉM:
Livro clássico de Maya Angelou e Basquiat completa 25 anos e é relançado em edição especial
.
.
.