No dia 30 de novembro estive presente no encontro dos Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas, a convite da Câmara Temática de Política para as Mulheres, para uma breve apresentação do significado da campanha Eles por Elas, da ONU Mulheres. Solicitei a adesão à campanha e o compromisso público dos prefeitos ali presentes, para zelar pela igualdade de gênero nas suas atividades de gestão pública.
Aproveitei para dizer que em um momento de crise econômica, o que não se pode admitir é o corte das verbas aplicadas nas políticas públicas para as mulheres, uma vez que essa verba já é muito aquém do necessário e representa um retrocesso à conquista dos direitos das mulheres. A desigualdade de gênreo gera violência, o que, por sua vez, gera mais e mais gastos públicos com o enfrentamento dessa violência, com o aumento da população carcerária e processos judiciais, sem falar nos prejuízos causados ao sistema de saúde e mercado de trabalho.
Após a apresentação e assinatura, fomos para uma sala e fizemos uma roda de conversa com as representantes municipais, estudantes e primeira dama de Campinas, que se mostrou muito engajada com a causa.
Acredito que foi uma iniciativa muito proveitosa e que trará resultados excelentes para a região em 2016.