Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:
Veja publicação original: Luiza Brunet: “Precisamos mostrar aos homens que merecemos respeito em qualquer ambiente”
No Dia Internacional da Mulher, a ex-modelo fala sobre sua luta contra a violência doméstica: “A conscientização da população é muito importante para mudar o comportamento do agressor”
Em 2016, Luiza Brunet denúnciou seu ex-namorado, o empresário Lirio Parisotto, por agressão e levou sua história a público, comevendo a todos. “Não é fácil expor quem você gosta”, desabafou em entrevista à Marie Claire na época. “Mas a gente tem nosso limite. Ouvir o depoimento de outras mulheres me deu coragem”.
Desde então, a ex-modelo e empresária se dedica ao combate contra a violência doméstica. “A conscientização da população é muito importante para mudar o comportamento do agressor. Passar informação correta é parte do meu envolvimento no enfrentamento da violência contra mulheres. Precisamos mostrar aos homens que merecemos respeito em qualquer ambiente: casa, trabalho, rua ou meio social. A melhor forma é a reeducação”.
Luiza disse ainda que a sororidade é muito importante neste momento. “Qualquer mulher pode contribuir com ações sócias, inclusive dentro da própria casa dando apoio a quem precisa, pegar pela mão e levar até a delegacia de mulheres. Exercer sua cidadania. Isso é solidariedade, companheirismo e respeito.”
Para ela, muitas mulheres ainda têm medo de denunciar seus parceiros por medo da separação, rejeição e vergonha. “Entendo isso perfeitamente. Porém os riscos de estar dentro de uma situação como esta é devastadora”, alertou. “É preciso ter coragem e mudar para o seu bem e dos seus filhos, caso os tenha. O conselho que eu daria para as mulheres é: libertem-se! Isso não tem preço. Apesar de não ser fácil, é possível se reconstituir.” E completou: “O respeito deve ser mútuo.”
Neste Dia Internacional da mulher, Luiza falou como se sente hoje. “Grandiosa”, afirmou. “Sou uma mulher firme, que está ao lado da justiça e luta pelo direito igualitário. Aprendi que temos que lutar pelo o que queremos e eu exijo respeito.” A ex-modelo deu ainda uma lição de empoderamento ao dizer que todas as mulheres devem se sentir únicas e especiais. Somos o pilar de uma família, responsáveis por educar e dar direcionamento aos nossos filhos, e isso já nos torna mulheres guerreiras.”
..