HOME

Home

Essa é a 5ª mulher indicada ao Oscar de Melhor Diretor até hoje

Saiu no site M DE MULHER :

 

Veja publicação original:   Essa é a 5ª mulher indicada ao Oscar de Melhor Diretor até hoje

 

Conheça a trajetória de Greta Gerwig e veja quem são as outras quatro mulheres que fizeram história nessa categoria do Oscar.
Por Júlia Warken

 

Com a divulgação dos indicados ao Oscar 2018, a cineasta Greta Gerwig entrou para a história como a quinta mulher a concorrer na categoria de Melhor Diretor. Pelo trabalho em “Lady Bird: É Hora de Voar”, ela também foi nomeada na categoria de Melhor Roteiro Original. Além disso, já concorreu ao Globo de Ouro duas vezes: esse ano pelo roteiro do mesmo filme e, em 2014, como Melhor Atriz em Comédia ou Musical, por “Frances Ha”.

 

Greta tem 34 anos e começou a chamar a atenção de Hollywood em 2012, quando “Frances Ha” foi lançado. Além de protagonizar o filme, ela é uma das roteiristas. O longa é um dos maiores queridinhos cult dessa década, mas foi com “Lady Bird” que a moça realmente mostrou a que veio. E esse é apenas seu segundo trabalho como diretora!

O filme sobre uma adolescente fora dos padrões é uma verdadeira joia e ganhou o Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical esse ano. Ele também está indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz (Saoirse Ronan) e Melhor Atriz Coadjuvante (Laurie Metcalf).

E quem são as outras mulheres indicadas a Melhor Diretor?

1. A italiana Lina Wertmüller foi pioneiríssima nessa área. Nomeada em 1977, por “Pasqualino Sete Belezas”, ela foi a primeira mulher em 48 anos na lista dos indicados a Melhor Diretor.  O filme também foi indicado a outros quatro Oscars. Lina já ganhou dois prêmios no Festival de Cinema de Berlim e também recebeu duas indicações em Cannes durante a carreira. Ela parou de trabalhar em 2014 e hoje tem 89 anos.

2. Dezessete anos depois de Lina, foi a vez da neozelandesa Jane Campionentrar para essa lista. Ela foi indicada pelo trabalho em “O Piano”, filme que rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante a Anna Paquin. A atriz tinha apenas nove anos na época das filmagens e Jane foi aclamada pela competência e pela sensibilidade em dirigir uma criança de maneira tão excepcional. Por “O Piano”, a cineasta acabou levando o Oscar de Melhor Roteiro Original.

3. Em 2004, Sofia Coppola foi nomeada pelo trabalho em “Encontros e Desencontros”. Ela tinha 33 anos na época e é a indicada mais jovem dessa lista. Pelo mesmo filme, a cineasta ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Roteiro Original e o longa também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme. Em 2017, Sofia recebeu a Palma de Ouro, em Cannes, como Melhor Diretor por “O Estranho Que Nós Amamos”.

4. Em 2010, Kathryn Bigelow entrou para a história como a primeira – e única, por enquanto – mulher a receber o Oscar de Melhor Diretor. O denso “Guerra ao Terror” também abocanhou o prêmio de Melhor Filme, deixando “Avatar” para trás naquele ano. O filme ganhou ainda outros quatro Oscars. Em 2012, seu longa “A Hora Mais Escura” foi indicado ao Oscar de Melhor Filme – e esse trabalho trambém lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME