Na data de hoje realizamos o último encontro da II edição do Projeto Tempo de Despertar. Tivemos 90% de assiduidade na participação dos integrantes e percebemos grande envolvimento e reflexão por parte deles. Os encontros aconteceram de julho a outubro deste ano, num total de 1 audi6encia preparatória e mais 8 encontros, totalizando 24 horas/aula, cujo objetivo foi a responsabilização e a reflexão sobre os atos de violência eventualmente cometidos.
Durante todo o curso, os participantes não reincidiram e não descumpriram as medidas protetivas.
No prazo de 6 meses a partir de hoje, eles serão acompanhados pela equipe técnica, a fim de verificar se cometeram algum ato de violência contra a mulher nesse período. No mesmo sentido, as vítimas também serão acompanhadas pelo Ministério Público, para sabermos se o projeto teve um impacto positivo na vida delas e para avaliação de resultados.
Os participantes possuem entre 18 e 63 anos de idade e 90% estão inseridos no mercado de trabalho (alguns informalmente). Por fim, 50% dos envolvidos já vivenciaram ou presenciaram alguma situação de violência doméstica durante a infância.
No final do dia de hoje, além do depoimento de toda equipe técnica, os homens participantes vieram ao palco e deram o depoimento pessoal sobre o curso. Algumas frases:
“Eu não fui capaz de manter minha família e isso me fez refletir”
“A visão que eu tenho da mulher hoje é diferente, eu sei que eu errei. Eu mudei minha visão sobre as mulheres”
“Eu mudei muito, até o jeito de tratar meus filhos hoje é diferente”
“minha mulher disse que iria tirar a queixa pra eu não ter que vir mais, ai eu disse a ela pra deixar que eu queria continuar”
“Esse curso não pode parar por aqui. Temos que levar pra outras pessoas. É nossa obrigação.”
Entendo que o trabalho com os homens é essencial para a prevenção da violência contra a mulher, uma vez que 65% dos casos que temos aqui em Taboão da Serra são de reincidentes. Ademais, 80% dos homens fazem uso imoderado de álcool e/ou droga e o curso possibilita que esses homens façam algum tratamento, colocando os serviços da municipalidade à disposição deles. Eu realmente acredito nesse projeto e na capacidade de transformação de comportamento. Já é a segunda edição e os resultados são sempre muito positivos.
Participaram do projeto:
Elisa Franco Feitosa – Analista de Promotoria
Natacha de Oliveira Souza – Assistente Social
Sérgio Barbosa – sociólogo
Geraldo Mendes – psicólogo
E toda equipe técnica da Secretaria de Saúde, de Assistência Social, do Desenvolvimento Econômico, OAB, Poder Judiciário, Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra e equipe de voluntários.
Obrigada a todos e todas que colaboraram e acreditaram nesse projeto. Se tocamos a mente e o coração desses homens, tá valendo!!! Deixamos nosso legado, deixamos uma Lei Tempo de Despertar! Ano que vem tem mais.