Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:
Veja publicação original: 5 sintomas físicos de um término
Noites mal dormidas, falta de apetite…se você já sentiu isso após um término de relacionamento saiba que é normal. Confira outros sintomas comuns:
Uma ruptura pode ter um grande impacto em sua mente, suas emoções e sua moral … mas também em seu corpo. Se é difícil quantificar a dor e o sentimento de abandono sentidos durante um término, a ciência também detectou sintomas físicos, sintomas psíquicos.
Perda de apetite
Às vezes, depois de uma separação, você está com fome de tudo e o tempo todo, mas às vezes é totalmente o contrário. Um estudo científico de junho de 2017, destacou o vínculo de correlação entre a separação e perda de apetite. O estresse causado por esta separação provoca um aumento nos níveis de cortisol e adrenalina no seu corpo, o que, literalmente, o impede de comer.
Perda de cabelo
Sempre por causa do estresse, sua mágoa pode fazer você perder o cabelo. A tristeza e o estresse experimentados durante uma separação liberam neurotransmissores em todo o corpo que podem afetar o sistema imunológico e, entre outros, causar perda de cabelo.
Problemas com a digestão
Além do fato de que você come certamente menos, saiba que a ruptura também pode causar problemas na digestão. “O excesso de cortisol em seu corpo observado após uma ruptura desvia o sangue do seu aparelho digestivo, deixando-o com desconforto gastrointestinal”, resume a revista Today em um artigo dedicado à questão.
Noites mal dormidas (mais do que o habitual)
O sono também é afetado por um desgosto e uma ruptura: além de reaprender a dormir sozinho em uma cama grande e fria, o estresse (sempre ele) pode impedir você de dormir. Chris Winter – perito do sono – explicou: “O estresse evita o sono. A privação aumenta o estresse e suas consequências.” Um círculo vicioso real.
Sistema imunológico enfraquece
Último sintoma físico e não menos importante. O enfraquecimento do seu sistema imunológico (minuto de silêncio para todos aqueles que se separam durante a temporada de gripe). E é sempre a culpa do estresse experimentado durante a separação: diante desse estresse, o cérebro reage ao enviar sinais de defesa ao sistema endócrino, o que enfraquece o sistema de proteção integral em nosso corpo, o que nos faz mais vulnerável à doença, explica “Psychology Today”.
…