Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:
Veja publicação original: 20.000 mulheres serão candidatas a cargos públicos – e isso é só o começo
Durante a Women’s Convention nos Estados Unidos, foi anunciado um aumento significativo no interesse das mulheres por cargos legislativos no país
Neste fim de semana, a cidade de Detroit, nos Estados Unidos, está sendo o palco de um evento chamado Women’s Convention. Desenvolvido pelas mesmas organizadoras do Women’s March, a passeata de mulheres que marcou a posse do presidente Donald Trump no país, o objetivo da convenção é discutir as questões femininas por lá, além de empoderar e incentivar mulheres a terem uma voz mais ativa na sociedade.
Segundo o Refinery29, um dado que chamou a atenção durante as palestras é que mais de 20 mil mulheres decidiram se candidatar a cargos públicosnas próximas eleições norte-americanas. A informação é do Emily’s List, um órgão focado em medir a participação de mulheres na política nos Estados Unidos.
O interesse das mulheres aumentou depois que Hillary Clinton perdeu as eleições em novembro do ano passado. “Mais de 1000 mulheres clicaram no link [sobre como se tornar uma candidata] do nosso site em menos de quatro semanas depois das eleições”, disse a fundadora da organização, Stephenie Schriock. Durante todo o processo eleitoral do último ano, a Emily’s List tinha visto um interesse real de apenas 920 mulheres.
Todos os 50 estados norte-americanos estão representados nesse aumento e aproximadamente metade dessas mulheres tem menos de 45 anos. Stephanie estima que 40% das futuras candidatas pretende concorrer em ambientes locais, como o conselho de suas cidades ou comitês escolares. Outras estão em busca de um espaço no Congresso, já no próximo ano.
“Nem todas vão se candidatar imediatamente, mas o que elas estão dizendo é ‘Eu quero que isso aconteça. Eu quero servir. Eu quero garantir que as vozes da minha comunidade são ouvidas E eu acredito que posso ganhar.’”, disse a presidente do Emily’s List.
Atualmente, nos Estados Unidos, os números são pouco animadores: apenas 19,6% das cadeiras no Congresso Nacional são ocupadas por mulheres. Apesar disso, a situação ainda é melhor do que no Brasil, que tem uma das taxas mais baixas de mulheres nesse órgão público em comparação com o resto do mundo – são 9% na Câmara dos Deputados e 13% no Senado. A média mundial é de 22,1% de mulheres ocupando cadeiras parlamentares.
….