Hoje (12/09) iniciamos mais um curso da 5o edição do Projeto Tempo de Despertar.
Tema Evolução Histórica sobre as conquistas dos direitos das mulheres e historias da Maria da Penha e da necessidade de uma lei para as Mulheres.
O 1o dia é de suma importância, pois eles se depararam com uma realidade antes desconhecida e começam a refletir sobre o assunto.
Vemos em seus rostos, diferentemente da 1o audiência preliminar, onde eles chegam cheios de razão, neste momento, a surpresa e a vergonha começam a tomar conta de suas expressões.
Após a ministrar a palestra, abrimos as rodas de conversas coordenadas pelo fiolósofo Sergio Barbosa.
Algumas falas:
“Essa dinâmica foi importante para que nós nos aproximássemos e criássemos intimidade, estamos todos na mesma situação e essa roda me fez sentir mais a vontade”
“Eu errei e estou aqui para não errar de novo:.
“Ouvir o caso do outro, nos faz refletir e tentar contornar a situação caso ocorra comigo a mesma coisa”
“Apos a palestra a revolta e sentimento de injustiça pra mim ja ficou na porta. Quero tirar proveito e ser multiplicador. Ao ver os acertos e erros do meu colega, eu penso, nao quero errar de novo. Sou universitário, nao quero estar aqui novamente”.
“Esse sentimento de injustiça que eu trazia comigo, ficou lá fora, faço questão de participar de todos os encontros”.
Até o momento a 1o edição do Projeto realizado no Fórum da Penha é ZERO.
Os primeiros dias são difíceis, mas tenho certeza que será mais uma turma que transformará comportamentos e não reincidirá na violência contra as mulheres.
Esse é nosso objetivo sempre.
Obrigada.