Saiu no site G1 MUNDO:
Veja publicação original: Rei autoriza mulheres a obterem licença para dirigir na Arábia Saudita
País era o único no mundo onde mulheres eram proibidas de dirigir. Ordem real que permitirá emissão de carteiras de motorista entrará em vigor em junho de 2018.
Em foto de 29 de março de 2014, Aziza Yousef dirige um carro em estrada de Riad, na Arábia Saudita, como parte de uma campanha para desafiar a proibição de mulheres dirigirem no país (Foto: AP Photo/Hasan Jamali)
rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdelaziz, autorizou nesta terça-feira (26) que mulheres possam dirigir veículos no ultraconservador país muçulmano e que sejam expedidas carteiras de motorista para elas.
Segundo a agência EFE, a agência oficial de notícias saudita, “SPA”, informou que a ordem real entrará em vigor em junho do ano que vem, mas não deu mais detalhes a respeito.
Além disso, o monarca criou um comitê formado pelos Ministérios de Interior, Fazenda, Trabalho e Desenvolvimento Social para que apresentem suas recomendações sobre o tema em um prazo de 30 dias.
A Arábia Saudita era o único país no mundo a proibir mulheres de dirigir.
Há alguns dias, um vídeo gerou polêmica ao mostrar um clérigo saudita afirmando que mulheres “não merecem dirigir porque só têm um quarto de cérebro” .
Segundo a Reuters, o Departamento de Estado dos EUA celebrou a notícia, chamando a permissão concedida pelo rei de “um grande passo na direção certa”. Também o secretário geral da ONU, Antonio Guterres, chamou a decisão de “um importante passo na direção certa” em uma mensagem em seu perfil no Twitter.
..