Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:
Veja publicação original: Restaurante cobra 18% a mais de homens para compensar diferença salarial
A taxa tem como objetivo mostrar os privilégios dos homens no mercado de trabalho. O valor não é obrigatório.
“Handsome Her”, um café vegano da cidade de Melbourne, na Austrália, está provocando polêmica entre os clientes do estabelecimento. Os homens passaram a pagar uma taxa de 18% a mais do que as mulheres após as donas do local implementarem uma mudança para compensar a diferença salarial entre os dois gêneros no país.
“Será cobrada uma taxa premium de 18% a mais dos homens como forma de reflexão sobre a diferença salarial (com base no ano de 2016)”, diz o recado colocado ao lado de fora do café. De acordo com o estabelecimento, o valor será doado a uma instituição para mulheres.
A “wage gap”, termo em inglês usado para denominar esta disparidade, foi de 18% na Austrália. “Quero que as pessoas pensem sobre isso, porque temos essa discrepância por décadas. Estamos trazendo esta questão para a mente das pessoas”, explicou Alex O’Brien, proprietária do café ao “Broadsheet Melbourne”. “Gostei que os homens estão parando para questionar seus privilégios por um momento”.
A taxa extra, vale ressaltar, apenas é cobrada durante uma única semana por mês e é voluntária. Nenhum homem será obrigado a pagá-la.
No Brasil, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, vetou em julho desde ano a cobrança diferenciada para homens e mulheres em para bares, restaurantes e casas noturnas. A prática de cobrar a mais dos homens em baladas acontecia para atrais mais mulheres aos estabelecimentos.
…