HOME

Home

Bisavó de 74 anos é a treinadora do novo recordista dos 400m, Wayde Van Niekerk

Saiu no site CORREIO BRAZILIENSE: 

 

Veja publicação original: Bisavó de 74 anos é a treinadora do novo recordista dos 400m, Wayde Van Niekerk

 

O sul-africano bateu toda a concorrência nos 400m e acabou com o fantástico tempo de 43,03s, um novo recorde mundial que cancela o que fora obtido em 26 de Agosto de 1999, por Michael Johnson

 

O público que foi ao Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no domingo (14/8) tinha um nome em mente: Usain Bolt. Como era esperado, o jamaicano de 29 anos não desapontou, mas não foi o único a brilhar. Antes de Bolt garantir o tricampeonato nos 100m rasos, o sul-africano Wayde Van Niekerk fez o que ninguém — ou quase ninguém — pensava ser possível. Van Niekerk disparou próximo à linha de chegada dos 400m e levantou o estádio com o incrível tempo de 43:03. Foi uma noite de glória para o sul-africano de 24 anos que, com o desempenho, quebrou o recorde mundial de Michael Johnson (43:18), mantido há 19 anos.

Enquanto muitos se perguntavam como um ser humano poderia correr tão rápido, uma das possíveis respostas para isso estava na arquibancada do estádio, comovida com o feito. Van Niekerk é treinado por ninguém menos que sua bisavó, Anna Botha, de 74 anos. Anna, que já teve seus próprios dias de velocista, é carinhosamente chamada de “Tannie Ans” por seus pupilos. O apelido busca na língua natal da treinadora nascida na Namíbia, o Afrikaans, a referência para “Tia Ans”.

Diante da vitória espetacular de Van Niekerk, Ans Botha não segurou a alegria e vibrou com a torcida do bisneto.

Ela é a treinadora responsável pelo atleta desde 2012, quando ele se formou na universidade e decidiu se entregar integralmente ao esporte. Em entrevista ao City-Press, no ano passado, Ans Botha contou que se reuniu com os pais do seu mais famoso pupilo para traçar objetivos e ideias para a carreira. “A principal coisa que fizemos foi ouvir o que o corpo dele nos dizia. Se o corpo dizia pare, nós parávamos ou pegávamos um pouco mais leve”, contou.

Apesar da dedicação, quando assumiu o treino de Van Niekerk, Ans tinha pouca experiência com grandes atletas internacionais. O desafio não a intimidou. “Eu apenas roubei (ideias de treinamento) com meus olhos. Isso é, se eu vejo algo que vai funcionar nos meus atletas, eu vou tentar e implementar isso”, contou ao City Press.

Surpresa
Michael Johnson comentou ao vivo a prova de atletismo para a rede BBC e se mostrou confiante de que manteria seu recorde. Diante da surpresa, não poupou elogios. “Oh, meu Deus! Da raia 8 para o recorde. Nunca vi nada assim! Foi um massacre! E Van Niekerk é tão novo… O que mais ele pode fazer? Ele poderá baixar dos 43s? É uma coisa que eu sempre achei que conseguiria fazer, mas nunca consegui”, disse Johnson. O choque fez ele ir ainda mais além, derretendo-se diante do talento do jovem corredor. “Usain Bolt vai se aposentar em breve. Ele pode ser a próxima estrela do atletismo.”

Bolt também se rendeu ao colega. “Ele foi brilhante”, disse o mito jamaicano, que fez questão de cumprimentar Van Niekerk diante das câmeras. E eles não foram os únicos. Nas redes sociais, admiradores e atletas profissionais parabenizaram o novo recordista. “43.03… Wow… Ele disse que queria 42 e ninguém acrditou nele… Wow! Parabéns”, escreveu o britânico Martyn Rooney, que disputou a prova de 400m em duas Olimpíadas.

 

AFP / Fabrice COFFRINI

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME