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Você nunca ouviu falar da modelo mais famosa dos anos 1950

Saiu no site REVISTA ELLE: 

 

Veja publicação original: Você nunca ouviu falar da modelo mais famosa dos anos 1950

 

Projeto quer dar devido reconhecimento para Barbara Mullen e sua carreira.

A trajetória de Barbara Mullen começou da forma mais old fashioned possível, quando alguém a parou na rua e disse: “você deveria ser modelo!”

 

Mesmo em 1950, uma época na qual o sonho de estrelar capas de revista era para pouquíssimas mulheres, Barbara decidiu tentar o feito, dando início à uma carreira que duraria duas décadas e que a transformaria em uma das cover girls mais influentes do período. O escritor John-Michael O’Sullivan quer trazer sua história à tona através de um livro a ser publicado coletivamente, via crowdfunding.

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Os trabalhos de Barbara tiveram início com ela sendo manequim da Bergdorf. Depois disso ela viraria queridinha de fotógrafos como Dick Avedon, Lilian Bassman e William Klein graças à sua versatilidade, sendo um verdadeiro camaleão da moda. Apesar de se aposentar na metade dos anos 1960, antes disso ela abriu o primeiro desfile de Emanuel Ungaro, assim como participou da inauguração da Barbara’s Bazar, uma boutique fashion que comercializava novos designers do momento, como Kenzo.

Hoje com 90 anos, sua história só está em perspectiva por causa de John. Ele conta para a id que, apesar das editoras adorarem sua trajetória, existe hoje pouco espaço para livros sobre modelos.

“São poucas as edições que podem contar uma história sobre o backstage da indústria que seja realmente interessante”, fala ele para o veículo. Ele cita alguns exemplares como excessões, por exemplo, o livro Models Matter, de Christopher Niquet. “Apesar disso a narrativa de muitas modelos ainda fica esquecida. Deixamos para a Wikipedia servir como epitáfio para essas mulheres talentosas“, descreve John.

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Depois de quatro anos de recusa das editoras, ele havia desistido da ideia da publicação. Mas em abril, uma de suas mais famosas fotos foi projetada no Empire State, em Nova York. “Parecia muito louco que alguém fosse importante o suficiente para ter sua imagem cobrindo um arranha-céus mas não fosse importante o suficiente para contarem sua história”, descreve ele.

Depois disso ele criou uma campanha de crowdfunding através da Unbound para publicar a biografia da modelo. No Instagram, ele publica também uma imagem por dia de Barbara para tentar atrair mais apoiadores da campanha e também disseminar sua trajetória. “Mulheres merecem cada porção de ter suas vidas retratadas como a de Barbara — em palavras, assim como em fotografias”, finaliza ele.

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