Saiu no site: INDEPENDENTE:
Veja publicação original: Agressor culpa vítima por violência doméstica, aponta pesquisa no DF
De acordo com o levantamento, 65,4% dos responsáveis pelos ataques disseram que as mulheres.
A pesquisa “Anverso”, realizada como trabalho de conclusão da graduação de direito, em Brasília, pela estudante Iara Rabelo de Souza, mostra que para os homens, as vítimas são as principais responsáveis pela violência sofrida.
De acordo com o levantamento, 65,4% dos responsáveis pelos ataques disseram que as mulheres deram motivos para apanhar. A autora buscou saber a percepção dos agressores quanto à pena estipulada pela Justiça. Foram feitas 60 entrevistas, entre fevereiro e março deste ano, com os denunciados que participavam da primeira audiência do cumprimento da pena. Os acusados eram convidados a responder, durante 20 minutos, um questionário com perguntas fechadas.
O levantamento mostrou que 61,9% deles se sentiam parcialmente ou totalmente injustiçados; 50,9% insistiam não ter cometido erro algum e 68,2% negaram que a violência doméstica seja um comportamento inapropriado. Para 58,2% dos agressores entrevistados, a violência não é considerada um ato ilegal ou ilícito e 65,4% reclamaram de terem recebido uma “punição excessiva” – esse mesmo percentual alegou que a vítima provocou, dando motivos para ser agredida.