HOME

Home

Funcionárias terceirizadas do Fórum de São Luís participam de atividades sobre violência contra a mulher

Saiu no site TRIBUNAL DE JUSTIÇA / MA

 

A Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís realizou, nessa terça-feira (11), atividades com as funcionárias terceirizadas do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), com ênfase na Lei Maria da Penha e orientações para a prevenção e combate à violência contra a mulher. Além de roda de conversa, distribuição de material educativo e exibição de filmes, foram oferecidas sessões de maquiagem estendidas também às jurisdicionadas atendidas durante todo o dia na unidade judiciária. A iniciativa integrou a programação da II Semana Estadual de Valorização da Mulher, que termina hoje (12).

A pesquisa divulgada na última segunda-feira (10) pela Vara da Mulher, com base nas informações dos processos de Medidas Protetivas de Urgência, em tramitação naquela no ano passado, mostrou que 72% dos casos de violência contra a mulher em São Luís ocorreram dentro de casa, 51% das vítimas tiveram filhos com o agressor e na maioria das situações o inconformismo do homem com o fim do relacionamento continua aparecendo como o principal motivador para a prática da violência da violência (32,8%).

Os dados da pesquisa foram apresentados pela juíza Suely de Oliveira Santos Feitosa, que responde pela Vara da Mulher, e pela equipe multidisciplinar da unidade, durante a roda de conversa com as terceirizadas, no auditório do Fórum Des. Sarney Costa. As participantes também receberam exemplares da cartilha “Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano: o que você precisa saber”; assistiram a filmes sobre o tema; e tiraram dúvidas com a equipe, principalmente sobre como denunciar casos de violência doméstica. “Queremos que vocês sejam multiplicadores e que possam fazer parte dessa grande rede de enfrentamento da violência contra a mulher”, disse a magistrada.

A defensora pública Elane Maria Ferreira Carvalho, que atua na Vara da Mulher, falou para as participantes sobre os vários órgãos que podem ser acionados, a exemplo da Delegacia Especial da Mulher, Vara da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, entre ouros. “Vocês não estão sozinhas. É preciso denunciar; buscar ajuda. E os órgãos estão preparados para acolher as mulheres”, afirmou.

Durante a roda de conversa, a funcionária Alessandra Miranda falou sobre a morte da irmã dela, Andréa Miranda Teixeira, 36 anos, também funcionária da Gestor, empresa terceirizada do Fórum Des. Sarney Costa, assassinada no último dia 21 de junho, a golpes de facão, pelo ex-companheiro, com quem viveu por 17 anos e teve duas filhas. Segundo ela, os familiares sempre aconselharam a vítima a procurar a polícia para denunciar os casos de agressão, mas Andréa tinha esperança de que o companheiro mudasse e por isso nunca o denunciou à Justiça.

Participaram da roda de conversa também Joseane Abrantes e Magdiel Pacheco, que integram a equipe multidisciplinar da Vara da Mulher.

Ações de beleza – após as atividades no auditório do fórum, as funcionárias terceirizadas e jurisdicionadas atendidas na Vara da Mulher participaram, na unidade judiciária, de sessões de maquiagem, com os consultores da empresa Contém 1g, e ganharam da empresa voucher para curso de automaquiagem.

Semana da Mulher – iniciada na última quinta-feira (06), pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão, a Semana tem o apoio da Corregedoria Geral da Justiça, Escola da Magistratura e da Associação dos Magistrados do Maranhão, e ocorre na capital e comarcas do interior do estado, sendo encerrada hoje (12).

 

Valquíria Santana

Núcleo de Comunicação – Fórum de São Luís.

 

 

 

 

 

Veja publicação original: Funcionárias terceirizadas do Fórum de São Luís participam de atividades sobre violência contra a mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME