HOME

Home

Amazon Echo chama a polícia em caso de violência doméstica

Saiu no site GAMA DE MEDEIROS ADVOGADOS

 

O dispositivo inteligente Amazon Echo surpreendeu uma família norte-americana ao chamar a polícia durante uma briga doméstica. Saiba tudo sobre o caso!.
As autoridades afirmaram que o Amazon Echo, dispositivo inteligente da Amazon, potencialmente desempenhou um papel salvador no caso de violência doméstica.

Mais uma vez a tecnologia trabalha para resolver problemas criados pelas pessoas. No início de julho, o Amazon Echo, “smart speaker” ou auto-falante inteligente da Amazon foi alvo de uma polêmica.

A polícia intimou a companhia a autorizar o acesso aos dados do dispositivo que poderia conter provas sobre um assassinato. Inicialmente, a Amazon resistiu mas acabou permitindo que a polícia acessasse os dados.

Desta vez, o Amazon Echo provou que além de tendência tecnológica, os dispositivos domésticos inteligentes podem, até mesmo, salvar vidas.

O caso aconteceu na semana passada no estado norte-americano do Novo México, nas proximidades da cidade de Albuquerque.

Entenda como o Amazon Echo evitou uma tragédia

Conforme relato da ABC News, Eduardo Barros estava sentado em casa, na vila de Tijeras, cerca de 15 milhas a leste de Albuquerque, com sua namorada e sua filha na noite de domingo, quando houve uma discussão.

O casal entrou em uma briga que terminou em agressão física. Quem relatou o ocorrido foi Felicia Romero, porta-voz do Departamento de Polícia do condado de Bernalillo.

Barros teria apontado uma arma de fogo para sua namorada, perguntando-lhe: “Você chamou os policiais?”.

Um alto-falante inteligente, que foi conectado a um sistema de som surround dentro da casa reconheceu isso como um comando de voz e chamou 911 , disse Romero.

 

O departamento informou que os policiais chegaram à cena e retiraram a mulher e a filha da residência. A mulher apresentava marcas de lesões, mas não foi levada para o hospital. Sua filha estava ilesa, segundo Romero.

Foi preciso chamar uma equipe de negociação de crise e outra da SWAT para a operação. Após horas de negociação, Barros foi levado sob custódia.

As autoridades disseram que o dispositivo inteligente potencialmente desempenhou um papel salvador no incidente.

O delegado do condado de Bernalillo, Manuel Gonzales III, se manifestou sobre a importância do Amazon Echo no caso, em um comunicado à ABC News:

“O uso inesperado desta nova tecnologia para entrar em contato com serviços de emergência possivelmente ajudou a salvar uma vida. Esta incrível tecnologia definitivamente ajudou a salvar uma mãe e seu filho de uma situação muito violenta.”

Smart speakers poderiam mudar uma triste realidade

No Brasil, 503 mulheres são vítimas de agressão física por hora. O dado foi revelado após pesquisa do Datafolha realizada em março de 2017.

Esse percentual representa 4,4 milhões de brasileiras (9% do total das maiores de 16 anos). Se forem contabilizadas as agressões verbais, o índice de mulheres que se dizem vítimas de algum tipo de agressão em 2016 sobe para 29%.

Apesar da gravidade destes dados, é reconfortante saber que agora, as mulheres têm mais um aliado na luta contra a violência doméstica: o Amazon Echo.

Como denunciar casos de violência contra a mulher

No entanto, não é preciso que você dependa de um dispositivo inteligente para se proteger. Se você presenciar ou for vítima de violência ou agressão física, denuncie.

Você pode fazer a denúncia por telefone, ligando para o 180. Neste número, a mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema.

A denúncia é distribuída para uma entidade local, como a Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) ou Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), conforme o estado.

 

 

 

Veja publicação original: Amazon Echo chama a polícia em caso de violência doméstica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME