Saiu no site TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em parceria com a Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, lançou, nesta segunda-feira (10), edital (nº 04/2017) de inscrição e seleção de artigos científicos, que integrarão publicação com o selo da editora Edições Esmam sobre o tema “Violência de Gênero”.
O lançamento foi feito pelo diretor da escola judicial, desembargador Paulo Velten, durante coletiva em que representantes da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís divulgaram dados estatísticos sobre número de processos tramitando e medidas protetivas aplicadas em casos atendidos pela unidade judicial em 2016 no município. Ambas as ações integram as atividades da II Semana Estadual de Valorização da Mulher, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), até 12 de julho.
“Queremos incentivar a divulgação técnico-científica sobre o tema da violência contra a mulher, porque acreditamos que o estudo dessa realidade – que envolve toda a sociedade – é também uma forma de contribuir para a emancipação da mulher e a construção de um ambiente de igualdade entre os gêneros”, disse o desembargador.
Participaram do evento o presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha; a cooregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz; a secretária-geral da Esmam, Marilse Medeiros; e as juízas Rosária de Fátima Almeida (titular da Vara da |Mulher) e Suely de Oliveira Santos (respondendo pela Vara da Mulher), além da equipe multidisciplinar responsável pela pesquisa.
Os trabalhos serão recebidos e selecionados pela Biblioteca da Esmam, no período de 17 de julho a 23 de outubro, através do e-mail bibliotecaesmam@tjma.jus.br, das 8h às 18h. As propostas de trabalhos originais devem seguir as orientações expressas no edital.
Além de difundir conhecimentos relevantes sobre a temática violência de gênero, o projeto visa incentivar a divulgação técnico-científica, em especial aquela de natureza inédita, como forma de difundir conhecimentos relevantes para o desenvolvimento jurídico, social e cultural do Estado do Maranhão em áreas do conhecimento da Ciência do Direito e estudos afins.
A coletânea de artigos será publicada com o selo editoral Edições Esmam, criado em 2007 com o objetivo de fomentar, contribuir e divulgar a produção intelectual de servidores, magistrados e demais estudiosos do Direito e de áreas afins.
Em 10 anos de prefixo editorial, concedido e registrado pela Agência Brasileira do ISBN, o Poder Judiciário do Maranhão, através da escola judicial, foi responsável pela circulação de obras assinadas por renomados autores que tratam de assuntos de grande relevância no cenário jurídico estadual e nacional.
Veja, no arquivo anexado abaixo, o Edital 004/2017 – Esmam.
Assessoria de Comunicação do TJMA
(asscom@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231 (Esmam)
Veja publicação original: EDIÇÕES ESMAM – Lançado edital para recebimento de artigos científicos sobre Violência de Gênero