Saiu no site ELLE:
“Futuro” é uma palavra que, em geral, acaba aparecendo nas conversas que a francesa Marine Serre tem quando está explicando o seu estilo para algum jornalista. Agora, ela parece não ser mais estranha a entrevistas, uma vez que, depois de ter ganhado o prêmio LVMH – concurso que entrega € 300 mil ao vencedor – todos os olhos se voltaram a seu trabalho.
“Acho que nosso ponto de partida não é entender o que vai acontecer daqui para a frente, mas sim o de trazer um equilíbrio entre o savoir-faire e a moda do dia a dia. (…) Não fico pensando no futuro o tempo todo, mas como acredito que estou fazendo algo legitimamente novo, isso acaba soando futurista”, diz a estilista segura de si em entrevista à ELLE Brasil. A coleção Radical Call For Love – que lhe garantiu o ticket de ouro pelo grupo LVMH –, por exemplo, mistura a indumentária árabe do século 19 com o visual esportivo dos tracksuits contemporâneos.
Esta segurança, inclusive, foi um dos fatores que a ajudou a abocanhar o primeiro lugar disputado por outros nomes interessantes como o da inglesa Molly Goddard e o do sírio Nabil El-Nayal. A própria Maria Grazia Chiuri – estilista da Dior e jurada da competição – reconheceu que isso é algo raro de se ver em uma designer com apenas 25 anos de idade.
Segundo Marine, ela conquistou essa característica por meio de sua experiência trabalhando em outras etiquetas. Antes de alçar voo solo, a designer passou por ateliês de alta-costura como Maison Margiela e On Aura Tout Vu, bem como nos setores de prêt-à-porter da Dior e da Balenciaga. “Além disso, eu tenho um time que, apesar de pequeno, é muito talentoso, tenho muitos amigos e amo o que faço, acho que é daí que vem a minha confiança.”
“A visão que ela tem para o futuro de sua marca foi muito estimulante para todos nós” – Nicolas Ghesquière
“A visão que ela tem para o futuro de sua marca foi muito estimulante para todos nós”, elogia Nicolas Ghesquière, também jurado e diretor criativo da Louis Vuitton. “É muito legal ver alguém colocando a mão na massa e realmente fazendo uma marca acontecer. Acho que ela tem um futuro brilhante a sua frente”, completa Jonathan Anderson, responsável pelo departamento de estilo da Loewe.
“Continue andando, acredite no que você faz e aproveite muito”, aconselha a estilista a todos aqueles que estão começando sua carreira no mundo fashion. “É preciso estar de olhos abertos o tempo todo e, ao mesmo tempo, refinando esse olhar para escolher exatamente aquilo que faz sentido para você.” Ao que tudo indica, a menina que, quando criança, preferia os esportes aos vestidos, já é mestre nessa arte.
Para comprar as roupas de Marine, basta correr até as multimarcas mais bem renomadas do mundo como SSENSE (e-commerce), Dover Street Market, Opening Ceremony e Nordstrom.
Veja publicação original: Conversamos com Marine Serre, a vencedora do prêmio LVMH