Depois de muito tempo dedicando todos os projetos, campanhas e estratégias processuais às mulheres em situação de violência, percebi a necessidade de se trabalhar também com os homens e de alguma forma atraí-los para essa nossa luta. Não se trata permissão para tirarem o nosso lugar ou protagonizar aquilo que já é de nossa autoria há muito tempo, mas sim de sensibiliza-los e chama-los à reflexão de assuntos que, de uma forma ou de outra, são o ponto de partida da violência contra a mulher: machismo, masculinidade exagerada e naturalização de comportamentos abusivos e agressivos em relação à nós, mulheres.
Foi por isso que desde o ano passado, desenvolvi o projeto TEMPO DE DESPERTAR para trabalhar com homens agressores com processos criminais em trâmite e tenho obtido um excelente resultado: 0% de reincidência na primeira turma. E a segunda turma começará em agosto de 2015.
Quando me convidaram para participar do lançamento da campanha no Brasil, pela GNT e ONU MULHERES eu fiquei me beliscando: será que é comigo mesmo? Lembro que depois que li o convite pelo email, entrei no banheiro da minha humilde sala de trabalho e dei um berro de felicidade: “EEEEEEEEEEEEEEEE”. Bateram na porta: “tá tudo bem aí doutora? ” E eu disse: “tá tudo MARAVILHOSO”.
E aí chegou o grande dia. Minha participação foi pequena, mas acho que foi o evento mais maravilhoso que participei: organização, logística, pessoas, celebridades, e, o melhor de tudo, o assunto que eu sempre acreditei tomando uma proporção inacreditável. Muito, muito feliz é o que define (a Fernanda Lima estava MARAVILHOSA sentada atrás de mim, e eu fiquei com vergonha de pedir um “selfie”…. raiva!!!!).
O recado que eu deixo para as mulheres e para os homens:
“o lugar do homem não é nem na frente e nem atrás da mulher: é ao lado”.
No dia do evento o Brasil estava com aproximadamente 7 mil assinaturas. Precisamos chegar a 100mil. Portanto, peço a ajuda de todas na divulgação da causa pelas mídias sociais com hashtag #elesporelas e o incentivo aos homens para assinarem o compromisso online. Queremos o engajamento de meninos e homens nessa causa, que já é nossa!
Acesse o site, está SENSACIONAL e a assinatura online é feita por lá.
http://gnt.globo.com/especiais/eles-por-elas
Homens e Meninos para aderirem a campanha clique aqui e assine: #elesporelas