HOME

Home

9 milhões de mulheres viraram ‘chefe de família’ nos últimos 7 anos

Saiu no site VALOR

 

Veja publicação original:   9 milhões de mulheres viraram ‘chefe de família’ nos últimos 7 anos

.

Por Bruno Villas Bôas

.

RIO  –  Nos últimos sete anos, 9 milhões de mulheres passaram a exercer a função de chefe de família no país. No mesmo período, 661 mil homens perderam essa função. É o que mostra o módulo especial sobre características de moradores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

.

De acordo com a pesquisa, as mulheres apontadas como pessoa de referência na família representavam 45% dos domicílios do país, oito pontos percentuais a mais do que o verificado em 2012, início da série histórica da pesquisa do IBGE. Desta forma, existiam no ano passado 32,2 milhões de mulheres nessa função.

.

É importante lembrar, porém, que a pesquisa domiciliar do IBGE permite uma interpretação subjetiva do termo “pessoa de referência” da residência. Nas entrevistas, os agentes do IBGE não deixam explícito se essa pessoa de referência é necessariamente a pessoa que assume a maior parte das despesas do domicílio, embora essa seja a tendência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME