Saiu no INSTAGRAM
Veja a Publicação Original
O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 foi instituído pela Lei Federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade.
De acordo com estatísticas da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, geradas por meio de atendimentos via “Disque 100”, no período de 2011 até o primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Estas notificações, segundo pesquisas, representam apenas 10% das ocorrências. Ou seja, estaríamos diante de mais de dois milhões de casos, neste período, no país.
O contexto de pandemia, lamentavelmente, tem agravado este triste cenário. Por conta do isolamento social, crianças e adolescentes passaram a ficar mais expostas a este tipo de crime.
O Comitê de Combate à Violência contra a Mulher do Movimento Mulheres do Brasil – presidido pela advogada @marilhaboldt – participa da Campanha Maio Laranja com o slogan #MAIOLARANJAEUAPOIO e disponibiliza os canais onde qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar que criança ou adolescente seja vítima de abuso, violência ou negligência, pode denunciar de forma identificada ou anônima:
Aplicativo Direitos Humanos Brasil
Conselho Tutelar
Disque 100
Ministério Público
Ouvidoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
Polícia Civil – (21) 2332-9912