Saiu no site G1:
Veja publicação original: 6 mil mulheres foram vítimas de agressão em 2018 no Vale do Itajaí; 9 foram assassinadas
.
A tentativa de homicídio teve um aumento de 36% nos 4 primeiros meses, segundo governo de SC.
.
Diariamente, ao menos duas mulheres são vítimas de violência no Vale do Itajaí. Só nos primeiros quatro meses deste ano, foram registradas na região 6.052 ocorrências de violência contra mulher, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública. Nove mulheres foram assassinadas no Vale do Itajaí em 2018.
.
O crime de abuso sexual cresceu 31,4% este ano na região. “Os crimes mais graves que envolvem homicídio e estupro contra a mulher acontecem na grande maioria das vezes em ambientes privados, dentro do íntimo familiar e isso dificulta a presença policial. Nós não realizamos rondas no interior das residências”, afirmou o policial militar Nicolas Vasconcelos Marques.
.
A tentativa de homicídio teve um aumento de 36% no período. A Polícia Militar tenta proteger as vítimas com a rede Catarina. Desde o ano passado, 120 mulheres receberam atendimento em Blumenau, 35 continuam com as visitas periódicas.
.
“Infelizmente, nós estamos estruturados em uma cultura de base machista patriarcal em que as próprias mulheres acabam se compreendendo como propriedade dos homens. E como é que a gente muda tudo? Mudando no dia a dia, nas relações mais imediatas e a gente vai criando uma contaminação de mudança e talvez a gente tenha mais possibilidades para enfrentar essa situação e salvar mais mulheres, salvar mais homens, salvando essas mulheres”, disse a doutora em psicologia social Catarina Gewehr.
.
.
.
.
.
.