No dia 29 de setembro aconteceu o 5º dia de aula do nosso projeto. Começamos com o filme “Acorda Raimundo, acorda.” em que há uma inversão de papéis entre o homem e a mulher, fazendo com que haja uma reflexão sobre questões de gênero. Um filme de AlfredoAlves, com Paulo Betti e Eliane Giardini.
Depois tivemos uma discussão sobre o filme em várias rodas de conversa, que foram observadas pela nossa ilustre visita, o norte-americano ativista Quentin Walcott, idealizador do programa connectnyc.org em NYC.
Nesta aula finalizamos o curso de gastronomia com o chef Davi Tosta (obrigada Davi!!!!!), que ensinou como cortar a carne a preparar um risoto, incluindo a montagem do prato. Todos degustaram.
Em seguida, partimos para um roda de conversa com todos os homens, equipe técnica e com o Quentin, que deus conselhos aos homens e dicas de como aprimorarmos nosso programa (todos os participantes tiveram à disposição tradução simultânea fornecida gentilmente pelo Consulado Americano). Oportunidade única, eles ficaram encantados.
O que achamos bem interessante foi que nessa aula os homens se mostraram mais participativos, mais envolvidos, mais conscientes. Foram estimulados pelo Sérgio Barbosa, nosso “Quentin Brasileiro”, a falarem sobre as qualidades e defeitos de homens e mulheres. O resultado foi surpreendente. Acho que estamos começando a sentir que a transformação está perto de se concretizar. Um dos participantes, inclusive, mencionou que a mulher queria “retirar a queixa”, mas ele não aceitou, pois queria dar continuidade ao curso Tempo de Despertar.
Obrigada!!! Vamos esperar as próxima aula! Como disse o Quentin, estamos no caminho certo.