Saiu no site REVISTA ELLE:
Veja publicação original: 5 profissões de moda do futuro
Por Marcela De Mingo
1. Engenheiro de Impressão 3D
A impressão 3D veio para ficar e além de ser uma forma de variar a maneira como uma roupa é produzida, ela também é uma porta de entrada para novos designers. Isso porque esse tipo de impressão torna todo o processo mais rápido, fácil e barato, e até as grandes marcas, como Chanel e Iris Van Herpen já começaram a usar essa tecnologia para a criação de roupas.
Além disso, como a impressão 3D começa qualquer coisa do zero – ou seja, ela não pega um tecido e começa um corte, mas sim tem um molde e vai acrescentando material conforme a impressão – o desperdício é muito reduzido, o que torna esse método mais sustentável do que o convencional.
2. Psicólogo de Consumo
Existem milhares de teorias que explicam por que as tendências surgem na moda e outras tantas que provam que usamos as roupas como uma forma de expressão. Por isso, não é uma surpresa que uma área da psicologia esteja, agora, se dedicando a estudar o nosso comportamento em relação às roupas, de forma a entender porque fazemos certas escolhas e como elas se encaixam no nosso dia a dia. Eles trabalham com marcas e agências para ajudar a entender melhor o consumidor e saber o que é mais apelativo para o público.
3. Pesquisador e desenvolvedor de tecidos
Ainda na onda das novas tecnologias, marcas como a Nike e a Adidas (que desenvolveu um tecido feito com plástico retirado do oceano) estão constantemente desenvolvendo e procurando por novos tecidos para melhorar a performance dos atletas. Esses tecidos são a matéria prima da moda por isso é apenas natural que exista uma profissão focada em buscar novas fontes de matéria-prima e estudar como a tecnologia está afetando esses tecidos.
4. Expert em sustentabilidade
A busca por uma forma de produção e venda mais sustentável tem marcado a moda nos últimos anos – uma manobra mais do que desejável, levando em consideração os perigos que o excesso, tão comum desse mercado, apresentam para o mundo. O objetivo desse expert é estudar todo o processo de produção de uma marca e entender onde podem ser feitos ajustes para tornar a marca sustentável e evitar desperdícios.
5. Personal Stylist para todos
No passado, as únicas pessoas que tinham personal stylists eram as celebridades, mas a evolução do mercado mostra que o ato de comprar está se tornando mais impessoal por conta dos e-commerces. Por isso mesmo, um toque humano, mais personalizado, está ganhando espaço para ajudar esses consumidores online que, apesar de desejarem um guarda-roupa de acordo com o seu estilo, querem um direcionamento mais concreto.