Saiu no site AVENTURAS NA HISTÓRIA
Veja publicação original: 5 LIVROS PARA ENTENDER A LUTA FEMINISTA AO LONGO DA HISTÓRIA
.
A busca por direitos iguais movimenta inúmeras pautas deste movimento social e político
.
Por Victória Gearini
.
1. O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras, de Bell hooks (2018)
A autora premiada e eleita uma das principais intelectuais norte-americanas, pela revista Atlantic Monthly, e uma das 100 Pessoas Visionárias que Podem Mudar Sua Vida, pela revista Utne Reader, Bell hooks aborda a visão e política do movimento feminista. Seu intuito é combater o sexismo e qualquer forma de opressão, visando atingir todas classes e gêneros, de forma didática.
.

.
.
2. Breve História do feminismo, de Carla Cristina Garcia (2018)
O feminismo pode ser compreendido como uma filosofia política e como um movimento social, a medida que, as mulheres passaram a ter noção do ambiente machista e patriarcal a qual estavam inseridas. Esta obra apresenta um contexto histórico, desde a tomada de consciência até os dias atuais.
.

.
.
3. Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios, de Maria Amélia de Almeida Teles (2018)
Publicado pela primeira vez em 1993, esta nova edição apresenta seis novos ensaios, que analisam as heranças deixadas pela ditadura militar. A obra é considerada de extrema importância, pois apresenta a construção do feminismo brasileiro. A autora discute ainda sobre a participação de mulheres de periferia no movimento e a resistência feminina durante a ditadura.
.

.
.
4. Os direitos das mulheres: feminismo e trabalho no Brasil (1917-1937), de Glaucia Fraccaro (2019)
A história do feminismo está ligada diretamente com a luta por direitos trabalhistas. Este livro, relata as greves de 1917, até a instauração do Estado Novo em 1937. Neste período milhares de mulheres, operárias e sindicalistas foram para as ruas de São Paulo protestar, em busca pelos seus direitos, como licença maternidade e igualdade salarial.
.

.
.
5. Mulheres na luta armada: Protagonismo Feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional), de Maria Cláudia Badan Ribeiro (2018)
A obra de Maria Cláudia Ribeiro aborda o envolvimento das mulheres na luta armada, durante o período da ditadura militar no Brasil. Apesar de terem indícios que o feminismo no Brasil tenha surgido antes, a obra mostra que foi neste período de repressão política que o movimento eclodiu no país. A obra compara ainda a as feministas brasileira com as europeias e estadunidenses, mostrando questões culturais.
.

.
.
Acesse os links abaixo para comprar os produtos:
1. O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras, de Bell hooks (2018) – https://amzn.to/2IIWiIj
2. Breve História do feminismo, de Carla Cristina Garcia (2018) – https://amzn.to/2IIkwm2
3. Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios, de Maria Amélia de Almeida Teles (2018) – https://amzn.to/35plH3r
4. Os direitos das mulheres: feminismo e trabalho no Brasil (1917-1937), de Glaucia Fraccaro (2019) – https://amzn.to/2B2CcVb
5. Mulheres na luta armada: Protagonismo Feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional), de Maria Cláudia Badan Ribeiro (2018) – https://amzn.to/2nCBTxb
.
Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.