Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:
Veja publicação original: 5 filmes dirigidos por mulheres para assistir neste ano
Coloque na agenda as grandes estreias de 2018 dirigidas por mulheres
Em 2017, apenas 18% dos diretores, produtores, escritores, produtores executivos, editores e fotógrafos dos 250 filmes que mais arrecadaram em Hollywood eram mulheres. Por outro lado, no ano passado vimos o sucesso de Mulher Maravilha – dirigido por Patty Jenkins, que se tornou a diretora mulher mais bem paga da indústria do cinema – e mulheres lutando por maior protagonismo no entretenimento.
E 2018 promete ser um grande ano para as mulheres no cinema. Uma das evidências é o filme Lady Bird – A Hora de Voar, dirigido pela estreante Greta Gerwig, que foi o filme com melhor nota da história do Rotten Tomatoes, ganhador do Globo de Ouro de melhor filme musical ou comédia – e deve entrar também nas indicações ao Oscar. Além de Gerwig, outras diretoras comandam grandes estreias este ano, desde dramas históricos até sci-fi. Confira a seguir:
1) Lady Bird – A Hora de Voar
Com Saoirse Ronan no papel principal, a comédia dramática comandada por Greta Gerwig (atriz de Frances Ha) é um dos filmes tem-que-ver do ano. Mesmo que elogiada pela crítica, Gerwig não levou indicações pelo trabalho na direção do longa, que conta a história da adolescente precoce Christine McPherson, interpretada por Ronan. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, deseja cursar faculdade longe de casa, contra o desejo de sua mãe. (Laurie Metcalf). Mas a garota não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim enquanto transita entre adolescência e as responsabilidades da vida adulta.
Estreia: 15 de fevereiro
2) Uma Dobra no Tempo
A americana Ava DuVernay é mais conhecida por seus filmes dramáticos e focados nos conflitos étnicos nos Estados Unidos como Selma e 13º. No entanto, seu novo filme – outro grande esperado do ano – vem com um tom mais alegre. Uma Dobra no Tempo é baseado no homônimo clássico livro americano de Madeleine L’Engle e acompanha Meg Murry, de 13 anos, em sua jornada pelo universo para procurar seu pai astrofísico – que está preso por uma presença escura e amorfa. O elenco é repleto de atrizes que vem sacudindo Hollywood como Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Mindy Kaling – além de Chris Pine, Gugu Mbatha-Raw e Storm Reid.
Estreia: 29 de março.
3) Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi
Pode colocar Mudbound na listinha de tem-que-ver da Netflix. Dirigido pela americana Dee Rees, o longa se passa no delta do rio Mississippi após a Segunda Guerra Mundial, e conta a história de duas famílias: os brancos McAllans (Jason Clarke, Carey Mulligan e Garrett Hedlund) e os Jacksons, negros, (Rob Morgan, Mary J Blige e Jason Mitchell), que arrendam parte da terra dos McAllans e trabalham na fazenda.
Estreia: 22 de fevereiro, na Netflix
4) Mary Queen of Scots
Soirse Ronan brilha mais uma vez como protagonista na telona – mas dessa vez no longa histórico Mary Queen of Scots (ainda sem título em português). Como o nome indica, o longa – dirigido pela britânica e estreante no cinema, Josie Rourke – reconta o embate histórico entre a Rainha Elizabeth I (Margot Robbie) e sua prima escocesa, Mary Stuart (Ronan) pelo trono da Inglattera, Irlanda e Escócia.
Estreia prevista para novembro de 2018
5) Mentes Sombrias
A americana Jennifer Yuh Nelson dirige a adaptação do suspense sci-fi com elenco que inclui Gwendoline Christie e é protagonizado por Amandla Stenberg (que interpretou Rue, em Jogoz Vorazes e promete bonbar em 2018). Num mundo apocalíptico onde uma pandemia mata a maioria das crianças e adolescentes da América, alguns sobreviventes desenvolvem poderes sobrenaturais. Eles então são tirados pelo governo de suas famílias e enviados para campos de concentração. Ruby (Amandla Stenberg), uma das sobreviventes, consegue escapar com outras crianças e sua vida muda para sempre.
..