Hoje (18/08), realizamos pela primeira vez um evento só de mulheres no Ministério Público, contamos com a presença dos ilustres ANTONIO CARLOS DA PONTE, Procurador de Justiça Diretor do CEAF/ESMP, o JOSÉ OSWALDO MOLINEIRO, Procurador de Justiça Presidente da APMP, e com a presença das ilustres JACIRA MELO, Presidente do Instituto Patrícia Galvão, a SILVIA CHAKIAN DE TOLEDO SANTOS, Promotora de Justiça do GEVID e Assessora do CEAF/ESMP, que participaram da mesa de abertura.
Fizeram parte da 1a mesa: “2a Instância” as ilustres VALDEREZ DEUSDEDIT ABBUD, Procuradora de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal MPSP, a TEREZA CRISTINA MALDONADO KATURCHI EXNER, Procuradora de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal e Vice-Corregedora MPSP, a LILIANA MERCADANTE MORTARI, Procuradora de Justiça Conselheira do Conselho Superior MPSP, a APARECIDA MARIA VALADARES DA COSTA, Procuradora de Justiça da Procuradoria de Justiça Cível MPSP, a SILVIA PIMENTEL, Professora Doutora de Filosofia do Direito da PUC/SP, a ELOISA DE SOUSA ARRUDA, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e Procuradora de Justiça Aposentada.
Compuseram a 2a mesa: “Participação Institucional”
CELESTE LEITE DOS SANTOS, Promotora de Justiça e Subcoordenadora da Diretoria da APMP Mulher, a VERA LUCIA DE CAMARGO BRAGA TABERTI, Promotora de Justiça MPSP, a RAQUEL ELITA ALVES PRETO, Advogada, Doutora em Direito pela USP.
3a mesa: “Atuação Especializada”
FABIANA DAL ́MAS ROCHA PAES, Promotora de Justiça do GEVID Norte e membro da Diretoria da APMP Mulher, a LUCIANA BERGAMO, Promotora de Justiça MPSP, a VALERIA DIEZ SCARANCE FERNANDES, Promotora de Justiça Coordenadora do Núcleo de Gênero MPSP, a TATIANA CALLÉ HEILMAN, Promotora de Justiça MPSP, a ALICE BIANCHINI, Advogada, Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
4a mesa: “Início da Carreira”
SANDRA JARDIM, Procuradora de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal MPSP ANA CAROLINA GREGORY VILLABOIM, Promotora de Justiça MPSP, a FABÍOLA SUCASAS NEGRÃO COVAS, Promotora de Justiça Assessora do CAO Cível e Tutela Coletiva – Direitos Humanos/Núcleo Inclusão Social e membro da Diretoria da APMP Mulher, a MIRELLA DE CARVALHO BAUZYS MONTEIRO, Promotora de Justiça MPSPe a querida ANA FONTES, Professora de Empreendedorismo no INSPER e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, que compuseram brilhantemente as mesas de debates e exposições.
Esperei acordar para hoje ter a certeza de que não estava sonhando. Sim, um sonho: Mulheres maravilhosas do Ministério Público de São Paulo, reunidas para falar sobre ingresso na carreira, trajetória, atuação, participação na instituição, representatividade, obstáculos e sugestões para a valorização da mulher na carreira, desde Promotora de Justiça Substituta até a Procuradora de Justiça.
Fiquei emocionada e arrepiada de felicidade varias vezes. Hoje nós mulheres representamos aproximadamente 30%, mas poucas conseguem alcançar cargos de liderança. Mesmo em cargos por meio de concurso público, há o “teto de vidro”. Gostaria de agradecer cada uma individualmente, mesmo as que não estiveram presentes: Minha gratidão, respeito e admiração. Acordei ainda mais inspirada e com a certeza de sonhos se realizam se trabalharmos duro e com ÉTICA, acreditando no potencial das pessoas e na nossa instituição.