HOME

Home

10 filmes de mulheres que mereciam mais atenção dos Globos de Ouro 2020

Saiu no site DELAS – PORTUGAL

 

Veja publicação no site original: 10 filmes de mulheres que mereciam mais atenção dos Globos de Ouro 2020

.

O Delas.pt reuniu uma lista de dez filmes dirigidos por mulheres, que se estrearam este ano, mas que não entraram na categoria de melhor realizador para os Globos de Ouro

.

O filme Ousadas e golpistas, dirigido por Lorene Scafaria, entra na lista dos filmes realizados por mulheres em 2019. Com Jennifer Lopez e Cardi B no elenco, o filme é baseado num artigo publicado em 2016 pela revista norte-americana New York Magazine e retrata um grupo de strippers que, cansadas de serem expostas no seu trabalho, decidem começar a roubar os seus clientes, que são milionários de Wall Street.

.

Também na lista está o filme Harriet, de Kasi Lemmons. Conta a história verídica de Harriet Tubman, uma ativista política que durante a guerra civil americana ajudou centenas de escravos a fugir do sul dos Estados Unidos da América, logo depois de ela própria ter conseguido escapar da escravidão, em 1849.

.

Estes são dois dos múltiplos exemplos de filmes que foram realizados por mulheres e que não entraram na lista de nomeações para a mesma categoria na cerimónia dos Globos de Ouro, que vai ter lugar a 5 de janeiro, em Los Angeles, Estados Unidos da América.

.

Na verdade, o cenário deste ano é parecido ao de 2018, pelo menos na categoria de melhor realizador: os nomeados são apenas do sexo masculino.

.

Desde 2000, a cerimónia de entrega de prémios selecionou mais de cem nomeados masculinos para esta categoria e apenas quatro mulheres. Não é realidade que seja rara neste tipo de eventos: também nos Óscares, a academia escolheu apenas três mulheres realizadoras de filmes nos últimos 20 anos. Um número muito pequeno comparado às 87 nomeações masculinas.

.

Em Hollywood, a questão tem gerado alguma polémica e muitas atrizes fazem questão de falar ao público sobre as suas preocupações.

.

As declarações que a atriz Natalie Portman proferiu na cerimónia dos Globos de Ouro de 2018, ao apresentar o prémio de melhor realizador, continuam no pensamento de mulheres de dentro e de fora da indústria: “Aqui estão os todos os homens nomeados para melhor realizador”, afirmou.

.

Já em 2019, e considerando a quantidade de filmes que se estrearam ao longo deste ano e que foram dirigidos por mulheres, Rebecca Goldman, que faz parte da fundação do movimento de empoderamento feminino Time’s Up, disse que “A falta de nomeações femininas não é só um problema dos Globos de Ouro. É uma crise da indústria e é inaceitável”, declarou.

.

Também a atriz Charlize Theron fez questão de dizer ao jornal norte-americano Los Angeles Times, que a falta de mulheres nomeadas “é mesmo muito ridícula”, acrescentando que “não é bom”. “Temos de continuar a fazer barulho até estas histórias serem ouvidas e reconhecidas”, acrescentou.

.

Saoirse Ronan, que está nomeada para melhor atriz de drama pela sua atuação no filme Mulherzinhas, admitiu em conferência de imprensa que a sua atuação no filme também “pertence a Greta [Gerwig]”, realizadora da película. “Este reconhecimento tem de ser partilhado com ela”.

.

Com todo este cenário negro para o género feminino, o Delas.pt reúne uma lista de dez filmes que foram realizados por mulheres e que chegaram às salas de cinema em 2019.

.

.


A despedida, de Lulu Wang [Fotografia: Instagram oficial thefarewell]

.

.


Um amigo extraordinário, de Marielle Heller [Fotografia: Instagram oficial abeautifuldaymovie]

.

.


Booksmart: Inteligentes e rebeldes, de Olivia Wilde [Fotografia: Instagram oficial booksmart]

.

.


Harriet, de Kasi Lemmons [Fotografia: Instagram oficial harrietfilm]

.

.


At the heart of gold: Inside the USA gymnastics scandal, de Erin Lee Carr [Fotografia: Instagram oficial siamusic]

.

.


High Life, de Claire Denis [Fotografia: Instagram oficial highlifemovie]

.

.


Ousadas e golpistas, de Lorene Scafaria [Fotografia: Instagram oficial hustlersfilm]

.

.


Portrait de la jeune fille en feu, de Céline Sciamma [Fotografia: Instagram movieannjay]

.

.


The body remembers when the world broke open, de Elle-Maija Tailfeathers e Kathleen Hepburn [Fotografia: Instagram thebodyremembersfilm]

.

.


Mulherzinhas, de Greta Gerwig [Fotografia: Instagram oficial littlewomenmovie]

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME