Fui convidada para apresentar o projeto ”Tempo de Despertar Ressocialização do Agressor” no município de Feira de Santana – Bahia, uma região de aproximadamente 600 mil habitantes.
A intenção em desenvolver o projeto na Feira de Santana é de diminuir a violência contra mulher e fazer um trabalho para acompanhar o autor dessa violência. Com isso, além da possibilidade de reflexão e responsabilização desses homens pelos motivos que o levaram a cometer, em tese, crimes contra a mulher, há a possibilidade de aproximação dos serviços sociais da região. Muitos autores de violência estão com problemas com álcool, droga, desemprego, que são fatores de risco e acentuam a situação de violência.
Os responsáveis pela instalação do projeto irão realizar inicialmente um curso de formação de assistentes sociais e psicólogos voltado especificamente para o acompanhamento e orientação do grupo de homens autores de violência contra a mulher.
O projeto será implementado em parceria com a Prefeitura, Poder Judiciário, Ministério Público e Secretária Municipais e percebi que todos estão muito animados.
Será um projeto piloto e se iniciará com um número menor de participantes para se ter uma experiência inicial, assim como foi feito em Taboão da Serra.
Várias representantes dos movimentos sociais deram muito apoio ao projeto e, inclusive, manifestaram interesse em participar da equipe, seja na informação aos homens, seja na fiscalização do desenvolvimento do curso, o que achei extremamente importante.
Estou certa de que será um sucesso e mais um passo certeiro será dado no enfrentamento à violência contra a mulher.
Agradeço ao professor, psicólogo e filósofo Sergio Barbosa pela parceria de sempre. Parabéns ao Promotor de Justiça de Feira de Santana Dr. Claudio Jenner e a Dra. Marcia Teixeira, Promotora de Justiça Coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher – GEDEM, do Ministério Público do Estado da Bahia pela iniciativa e trabalho incessante pelos direitos da mulher.